Ceará tem primeira perfuração de poço horizontal para captação de água do País

O governador Camilo Santana (PT) deu início, nesta quarta-feira (31), à operação da máquina perfuratriz para cavar o primeiro poço com furo horizontal e direcional de captação de água no Estado. “A ideia é garantir a autonomia do Complexo para que possamos utilizar toda a água da bacia metropolitana para o abastecimento humano, garantindo o fornecimento para Fortaleza, Caucaia, etc. Portanto, essa é mais uma das ações de Segurança Hídrica, e é importante dizer que se trata de uma ação pioneira no Brasil. Pela primeira vez se utiliza essa metodologia para perfuração de poços”, explicou Camilo

Ceará 247 - Um procedimento pioneiro no País para reforçar o abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Fortaleza. Na manhã desta quarta-feira (31), no Cumbuco, o governador Camilo Santana (PT) deu início à operação da máquina perfuratriz para cavar o primeiro poço com furo horizontal e direcional de captação de água no Estado. A técnica, que é normalmente usada para extração de petróleo no fundo do mar, está sendo adaptada para as condições do solo arenoso e vai possibilitar o aproveitamento do aquífero Dunas/Cumbuco.

Camilo Santana destaca que a ação faz parte da meta do Governo do Ceará de alcançar a autonomia no Complexo Industrial e Portuário do Pecém e, assim, assegurar o uso exclusivo das águas da bacia metropolitana para a população da Capital e de proximidades. O governador explica que os poços horizontais são um passo adiante, depois da perfuração de 42 poços profundos no Pecém.

"A ideia é garantir a autonomia do Complexo para que possamos utilizar toda a água da bacia metropolitana para o abastecimento humano, garantindo o fornecimento para Fortaleza, Caucaia, etc. Portanto, essa é mais uma das ações de Segurança Hídrica, e é importante dizer que se trata de uma ação pioneira no Brasil. Pela primeira vez se utiliza essa metodologia para perfuração de poços. Geralmente ele é feito vertical, agora são dois poços na horizontal", explica. No evento, Camilo esteve acompanhado do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, além da equipe de engenheiros e operários envolvidos na obra. 

Inovação

Os poços no Cumbuco são projetados para que o sistema de captação de água fique totalmente inserido no lençol freático. A partir de um furo vertical (shaft), já realizado no aquífero Dunas anteriormente, estão sendo feitas várias linhas de tubulações na horizontal para captar água diretamente do reservatório de água subterrânea que, por sua vez, terá um melhor aproveitamento devido a maior área de absorção de água que lhe será proporcionado.

 

 

Ao vivo na TV 247 Youtube 247