Centro-Oeste é a locomotiva do Brasil, dizem governadores

Marconi Perillo, Agnelo Queiroz e o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, participaram nesta terça do primeiro EXAME Fórum Centro-Oeste, em Goiânia; os três governadores destacaram os índices econômicos da região acima da média nacional e as potencialidades do agronegócio, motor da economia; "O Centro Oeste é hoje a locomotiva do crescimento brasileiro. Essa posição é resultado de uma série de fatores, como a privilegiada localização, o amplo mercado consumidor e um pulso firme empreendedor", disse Marconi

marconi perillo e agnelo
marconi perillo e agnelo (Foto: José Barbacena)

Goiás247 - Ao participar do primeiro EXAME Fórum Centro-Oeste, nesta terça-feira, em Goiânia, o governador Marconi Perillo afirmou que a região é a locomotiva do Brasil. Impulsionada pelo agronegócio e com índices de economia melhores que a médica nacional, o Centro-Oeste tem se destacado como uma das regiões mais prósperas do Brasil. "O Centro Oeste é hoje a locomotiva do crescimento brasileiro. Essa posição é resultado de uma série de fatores, como a privilegiada localização, o amplo mercado consumidor e um pulso firme empreendedor", disse o tucano.

Os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e Mato Grosso do Sul, André Puccinelli também participam do evento. Enquanto o PIB nacional cresceu 0,2% no primeiro trimestre, o da região subiu 4%. A diretora superintendente da Unidade EXAME da Editoria Abril, Cláudia Vassallo, disse que o muitas vezes criticado agronegócio é hoje a face mais produtiva do Brasil.

“A produtividade porteira adentro no país é 30% superior ao do agronegócio norte-americano. Não há agronegócio tão eficiente, produtivo e moderno quanto o do Centro-Oeste”, afirmou na abertura do evento.

Durante a abertura, Marconi destacou as potencialidades de Goiás e apresentou os números da economia goiana aos presentes. O encontro é realizado para que autoridades e lideranças do setor privado debatam novas frentes de expansão urbana, da indústria e dos serviços, além de infraestrutura, capital humano e meio ambiente.

Painel

Ao lado do governador Agnelo Queiroz e do secretário de Estado de Fazenda do Mato Grosso do Sul, Jader Rieffe Julianelli Afonso, que representou o governador daquele Estado, Marconi participou do Painel de Governadores.

De acordo com ele, Estados como Goiás ajudaram a garantir o superávit exportador do país. "Hoje o agronegócio é responsável por quase 40% dos empregos no Brasil. Aqui não há uma política nacional de desenvolvimento regional, disse.

"Não há no Brasil uma política de atração de investimentos nacional e estrangeiro. Fui a mais de 40 países buscando investimentos e parcerias e hoje estamos exportando e importando para cerca de 150 países. Já temos três montadoras em Goiás", completou.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247