Chega às bancas o novo jornal de Rupert Murdoch

"The Sun on Sunday, que substitui o polmico e extinto "News of the World", chega com a filosofia de respeitar a tica jornalstica

Chega às bancas o novo jornal de Rupert Murdoch
Chega às bancas o novo jornal de Rupert Murdoch (Foto: Arthur Edwards/Reuters)

247 - Após o escandalo das escutas do “News of the World”, extinto em julho do ano passado, o magnata Rupert Murdoch lançou, neste domingo, seu novo tabloide, “The Sun on Sunday”. No novo jornal, ele promete respeitar a ética jornalística e pretende bater a concorrência no critétio preços -- cada exemplar sairá por 0,50 libra, cerca de R$ 1,35. “The Sun on Sunday” é apresentado como a edição dominical do diário "The Sun", o mais vendido entre os jornais populares britânicos.

O novo tabloide foi pensado para conquistar as mulheres e as famílias, e, para tanto, será menos obsceno que o “News of the World”, que foi considerado por 168 anos uma tradição dominical para os britânicos. Em sua primeira edição, o periódico substituto oferece o habitual desfile de estrelas e de atletas, como o craque do futebol e ídolo britânico David Beckham. Na capa, a apresentadora de televisão Amanda Holden conta "em exclusiva mundial", em longa reportagem de cinco páginas, como quase perdeu a vida ao dar à luz.

Como era de costume no antigo jornal, “The Sun on Sunday” contém uma musa com pouca roupa em três páginas, numa versão mais recatada. No editorial, o novo jornal diz que os escândalos envolvendo os jornais da News Corp. foram uma experiência para deixar toda a indústria de mídia mais sensata.

O “News of the World” é acusado de ter grampeado ilegalmente até 800 pessoas. Murdoch já desembolsou milhões de libras em indenizações para cerca de cinquenta autores de ações, para evitar processos ainda mais caros. Diante da crise, Murdoch teve que sacrificá-lo em julho, com a esperança de salvar seu grupo multinacional.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247