CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

COI promete mudar processo de escolha de sede olímpica após desistência de Budapeste

A capital da Hungria jogou a toalha depois que 200 mil assinaturas contrárias a seu projeto foram coletadas. Agora Paris e Los Angeles serão as únicas cidades competindo na votação do COI, que acontece em setembro; a Agenda 2020 é um conjunto de 40 reformas votadas em 2014 para tornar o evento mais atraente para cidades-sede em potencial, reduzindo o tamanho e os gastos e ainda sua complexidade; críticos disseram que até agora a Agenda 2020 não mostrou a que veio, dado que oito cidades desistiram das campanhas de 2022 e 2024

Presidente do COI, Thomas Bach, durante entrevista à Reuters em Lausanne, na Suíça. 16/09/2015 REUTERS/Denis Balibouse (Foto: Gisele Federicce)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

BERLIM (Reuters) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) prometeu nesta sexta-feira que fará mudanças no processo de escolha de sedes depois de Budapeste desistir da disputa para abrigar a Olimpíada de 2024 e deixar só dois candidatos no páreo.

A capital da Hungria jogou a toalha depois que 200 mil assinaturas contrárias a seu projeto foram coletadas. Agora Paris e Los Angeles serão as únicas cidades competindo na votação do COI, que acontece em setembro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"É decepcionante que esta decisão (de Budapeste) tenha tido que ser tomada – o comitê da candidatura havia apresentado um projeto excelente, que incorporou as reformas contidas na Agenda Olímpica 2020", disse o porta-voz do COI, Mark Adams.

"Ela também demonstrou que cidades menores e países menores podem sediar os Jogos Olímpicos de uma maneira factível e sustentável."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Agenda 2020 é um conjunto de 40 reformas votadas em 2014 para tornar o evento mais atraente para cidades-sede em potencial, reduzindo o tamanho e os gastos e ainda sua complexidade.

Críticos disseram que até agora a Agenda 2020 não mostrou a que veio, dado que oito cidades desistiram das campanhas de 2022 e 2024.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Roma, Hamburgo, Boston e Budapeste retiraram suas candidaturas para os Jogos de 2024, e Oslo, Estocolmo, Cracóvia e Lviv, na Ucrânia, desistiram de disputar a sede da Olimpíada de Inverno de 2022 dois anos atrás.

O COI disse que, se não fosse pelas alterações da Agenda 2020, nenhuma cidade estaria se candidatando aos Jogos agora.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"No tocante ao processo de candidatura como tal, a situação política e nosso mundo frágil exigem que façamos ajustes a este respeito, já que o procedimento atual resulta em perdedores demais", afirmou Adams.

Entre as mudanças sugeridas estão confirmar Paris e Los Angeles como anfitriãs das duas próximas Olimpíadas, concedendo dois Jogos na votação de setembro para dar estabilidade ao COI ao longo de um período maior de tempo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguns membros da entidade manifestaram sua oposição a tal medida por ela implicar um risco financeiro e político maior, já que os Jogos de 2028 seriam concedidos com 11 anos de antecedência.

(Por Karolos Grohmann)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO