Collor assume presidência da Comissão de Relações Exteriores

O senador Fernando Collor de Mello (PTC) foi aclamado presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) para o biênio 2017-18; ele já presidiu a mesma comissão em 2012; chapa eleita tem o senador Jorge Viana (PT-AC) como vice-presidente

O senador Fernando Collor de Mello (PTC) foi aclamado presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) para o biênio 2017-18; ele já presidiu a mesma comissão em 2012; chapa eleita tem o senador Jorge Viana (PT-AC) como vice-presidente
O senador Fernando Collor de Mello (PTC) foi aclamado presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) para o biênio 2017-18; ele já presidiu a mesma comissão em 2012; chapa eleita tem o senador Jorge Viana (PT-AC) como vice-presidente (Foto: Voney Malta)

Alagoas 247 - O senador Fernando Collor de Mello (PTC) foi aclamado, na manhã desta terça-feira (14), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) para o biênio 2017-18. A chapa liderada pelo parlamentar tem o senador Jorge Viana (PT-AC) como vice-presidente. Durante sessão de instalação, Collor informou que a comissão se reunirá na quinta-feira de cada semana, à 9h. 

Collor já teve a oportunidade de presidir a CRE em outra ocasião. Em sua última passagem, no ano de 2012, participou ativamente das discussões da Rio+20, além de aprovar mais de 106 acordos internacionais. Foram realizadas 153 reuniões, o que dá uma média de quase duas reuniões por semana de trabalho no Congresso. Do total, 81 destinaram-se a audiências públicas, com 274 convidados participantes, entre autoridades e especialistas. 

Outro ponto de destaque da presidência de Collor diz respeito ao ciclo de debates "Rumos da Política Externa Brasileira", dividido em cinco painéis, totalizando 32 reuniões. Convidados pelos senadores, renomados especialistas abordaram a geopolítica econômica, social mundial e técnica, oferecendo ao cidadão brasileiro um panorama geral e um conhecimento aprofundado da real situação e das possíveis soluções para os inúmeros problemas no campo das relações externas e da defesa. 

Conforme o regimento, a CRE trata de projetos sobre relações internacionais, comércio exterior e Forças Armadas. Além disso, tem a missão de sabatinar indicados para embaixadas e conceder autorização para o presidente da República e o vice se ausentarem do território nacional.

Voto de pesar

Como primeiro ato da CRE no biênio 2017-2018, foi aprovado pelo colegiado voto de pesar apresentado pelo senador Collor em virtude da morte do ex-deputado Wildy Viana, pai do senador Jorge Viana, falecido ontem.

Com gazetaweb.com e assessoria

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247