Com Spreaker Radio, você é o locutor da sua própria rádio

Aplicativo para Android e iOS possibilita transmisses ao vivo diretamente de um aparelho celular

Com Spreaker Radio, você é o locutor da sua própria rádio
Com Spreaker Radio, você é o locutor da sua própria rádio (Foto: DIVULGAÇÃO)

Lucas Reginato _247 - O futuro do rádio fica em xeque diante do crescimento no número tanto de produtores como de ouvintes de podcasts. Aplicativos para se beneficiar desta mídia surgem constantemente tanto no Android Market como na App Store, sendo que em aparelhos Apple eles podem ser especialmente úteis devido à impossibilidade de captação de sinais de rádio AM/FM.

Ferramentas como o Podcaster, pioneiro no serviço de reprodução de podcasts no iPhone, ou o Listen, produzido pelo Google para usuários de seu sistema operacional, funcionam bem e podem ser muito úteis na hora de buscar novos programas ou acompanhar aqueles já solidificados no mercado. O Spreaker Radio (iOS e Android), por outro lado, vai além disto e fornece a função de produção de conteúdo próprio, abrindo uma nova gama de possibilidades.

Se nos primórdios da internet criar um programa de rádio online exigia habilidade técnica e conhecimentos de programação, basta agora um clique para criar seu próprio serviço de broadcast. Sendo tudo isto aplicado em um aparelho mobile: difusões de jogos e shows, por exemplo, podem ser feitas ao vivo, diretamente do local do evento. E para provar que a transmissão é realmente in loco, um serviço de geolocalização pode mostrar o local onde a origem do conteúdo está posicionada. O ponto fraco, por outro lado, é a distribuição dos programas, pois embora o log in possa ser feito com o Facebook, não há a possibilidade de postar o link nas mídias sociais diretamente do celular, algo que pode ser melhorado com o tempo.

Um aplicativo como o Spreaker traz uma reflexão sobre o papel do rádio ou do próprio jornalismo, e, assim como os blogs na internet, levanta a questão sobre a democratização na produção de conteúdo e quais as vantagens e desvantagens disto. Mas, por enquanto, esta simples ferramenta já pode ser experimentada nas mais variadas formas que a criatividade do usuário permitir.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247