Conferência Municipal de Saúde tem início amanhã

De quarta (12) a sexta (14), a Prefeitura realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Este ano, o tema é "Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do Povo Brasileiro". A palestra de abertura será ministrada por Lúcia Conde, doutora em saúde coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeio (Uerj)

Doctor completing on medical card. Isolated on a white.
Doctor completing on medical card. Isolated on a white. (Foto: Rodrigo Rocha)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Ceará 247 - A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Fortaleza começa nesta quarta-feira (12/08)​, às 16h,​ com a participação da secretária da Saúde, Socorro Martins, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza, Sérgio Anastácio. A palestra de abertura será ministrada​, às 17h, pela doutora em Saúde Coletiva e professora do Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Lúcia Conde, com o tema do evento: "Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do Povo Brasileiro". Lúcia Conde é mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Saúde coletiva, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Na quinta-feira (13/08), às 10 horas, os delegados participam de Mesa Redonda com Osvaldo Bonetti, do Ministério da Saúde; Eugênio Villaça, consultor independente; e Maria Rocineide Ferreira da Silva, da Uece. Os temas das palestras são, respectivamente: "Direito à Saúde, Participação Social e Reformas Democráticas e Populares", "Valorização do Trabalho e Educação em Saúde, Informação, Educação" e "Comunicação no SUS, Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS", sucessivamente.

Os palestrantes são especialistas em saúde pública ou coletiva. Osvaldo Bonetti é mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília e compõe a Secretaria de Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. Eugênio Vilaça é consultor em Saúde Pública e também da Organização Panamericana de Saúde (Opas). Maria Rocineide Ferreira da Silva é mestre em Saúde Pública e doutora em Saúde Coletiva, ambas pela Universidade Estadual do Ceará.

Ainda na quinta-feira (13/08), no período da tarde, os participantes serão distribuídos em grupos temáticos que abordarão os oito eixos de base da Conferência, que são Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação e Controle Social; Valorização do Trabalho e Educação na Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Modelo de Atenção e Gestão no SUS; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares de Estado.

Na sexta-feira (14/08), às 9 horas, será realizada plenária para apresentação e aprovação das propostas elaboradas pelos grupos temáticos, cujo documento resultante será apresentado na Conferência Estadual de Saúde, que acontece também em Fortaleza, de 20 a 23/09. Em seguida, acontece a eleição e homologação de delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

O encerramento do evento, à partir das 15 horas, será realizado pela secretária da Saúde, Socorro Martins, e pelo presidente do Conselho Municipal, Sérgio Anastácio. A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Fortaleza será realizada de 12 a 14 de agosto, no Hotel Romanos (Rua Padre Pedro de Alencar, 2012, Messejana).

(Informações da Prefeitura de Fortaleza)

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email