Confira cinco verdades sobre cultura corporativa

Companhias de sucesso sabem que para impulsionar e reter os melhores talentos do mercado, elas devem criar um ambiente em que as pessoas queiram trabalhar realmente; embora focar na cultura organizacional como um diferencial tenha se tornado uma prática muito comum no mundo dos negócios, ainda existem muitos equívocos quanto ao tema e quanto à sua aplicação; uma das cinco verdades sobre criar um forte ambiente e cultura dentro da sua empresa é não ache que o jogo está ganho apenas com uma mesa de ping-pong e comida de graça; diversão pode ajudar no engajamento de seus funcionários, mas são apenas uma pequena parte da equação; veja outras as outras quatro

Companhias de sucesso sabem que para impulsionar e reter os melhores talentos do mercado, elas devem criar um ambiente em que as pessoas queiram trabalhar realmente; embora focar na cultura organizacional como um diferencial tenha se tornado uma prática muito comum no mundo dos negócios, ainda existem muitos equívocos quanto ao tema e quanto à sua aplicação; uma das cinco verdades sobre criar um forte ambiente e cultura dentro da sua empresa é não ache que o jogo está ganho apenas com uma mesa de ping-pong e comida de graça; diversão pode ajudar no engajamento de seus funcionários, mas são apenas uma pequena parte da equação; veja outras as outras quatro
Companhias de sucesso sabem que para impulsionar e reter os melhores talentos do mercado, elas devem criar um ambiente em que as pessoas queiram trabalhar realmente; embora focar na cultura organizacional como um diferencial tenha se tornado uma prática muito comum no mundo dos negócios, ainda existem muitos equívocos quanto ao tema e quanto à sua aplicação; uma das cinco verdades sobre criar um forte ambiente e cultura dentro da sua empresa é não ache que o jogo está ganho apenas com uma mesa de ping-pong e comida de graça; diversão pode ajudar no engajamento de seus funcionários, mas são apenas uma pequena parte da equação; veja outras as outras quatro (Foto: Leonardo Lucena)

Lucas Bicudo, StartSe - Companhias de sucesso sabem que para impulsionar e reter os melhores talentos do mercado, elas devem criar um ambiente em que as pessoas queiram trabalhar realmente. Nos últimos anos, o que era considerado como motivação para os empregados (pagamentos, benefícios, regalias), hoje é apenas obrigação, nível satisfatório. O que importa mesmo é o alinhamento de valores entre a companhia e o de cada funcionário, de um jeito que ambas as partes se sintam valorizadas pelo empenho em manter a relação.

Embora focar na cultura organizacional como um diferencial tenha se tornado uma prática muito comum no mundo dos negócios, ainda existem muitos equívocos quanto ao tema e quanto à sua aplicação. Confira 5 verdades sobre criar um forte ambiente e cultura dentro da sua empresa:

1 – Não ache que o jogo está ganho apenas com uma mesa de ping-pong e comida de graça

Muitas companhias erroneamente associam cultura somente com diversão. Não vamos entender errado, entretanto: se divertir no trabalho pode sim ajudar no engajamento de seus funcionários – espaços propícios para relacionamento ajudam na sintonia de sua equipe, comprovadamente. Mas todas essas firulas, salas de diversão, comida e bebida de graça, mesas de ping-pong e pebolim, são apenas uma pequena parte da equação. O importante mesmo é combinar esse clima de diversão com uma atmosfera de confiança, cuidado e atenção. Seus funcionários devem ser livres para serem quem eles quiserem e expressarem todas suas opiniões e ideias sem medo de retaliação. Diversão não é o suficiente para sustentar cultura, mas é um belíssimo de um acréscimo.

2 – Cultura impacta diretamente no sucesso de sua empresa

Cultura e negócios andam lado a lado. Funcionários que são ativamente engajados em seus trabalhos produzem melhores resultados. De fato, 30 anos de pesquisa mostraram que companhias que focam em culturas que tratam bem as pessoas são empresas que retém muito mais os funcionários (50% menos de saídas) e cujos lucros crescem duas vezes mais que os concorrentes. Aumenta a fidelidade, a qualidade de candidatos, reconhecimento de marca e impulsiona competição e inovação.

3 – Cultura nunca é caro

Sejamos claros aqui: a longo prazo, é necessário que você invista seu dinheiro em cultura. Não há nenhum jeito de sustentar uma caminhada de sucesso sem ouvir mais, se comunicar mais e treinar mais. Mas você pode começar devagarzinho. Tente aplicar pesquisas e estar presente em grupos focais para ter uma noção do que funcionários gostam e não gostam em sua companhia. Ouvindo, sendo transparente e mudando de acordo com feedbacks não só garante que você faça melhorias significantes, mas sobretudo ajuda na construção de confiança da sua equipe.

4 – Os líderes não são os únicos proprietários de cultura

Não existe uma outra maneira de começar esse processo senão pela pessoa encarregada pelo topo. Liderança molda e cria o tom do que a cultura interna de sua empresa deve ter. Entretanto, a propriedade cultural de uma empresa não é moldada apenas por líderes. São eles que puxam as rédeas e servem como exemplo, mas o sucesso real vem quando eles são capazes de empoderar seus funcionários a criarem suas próprias culturas. Isso os dará a sensação de estarem investindo no sucesso e fomentação de seu negócio.

5 – Cultura não é criada do dia para a noite

Nós criamos nossos planos de cultura do mesmo jeito que nós criamos nossos planos de negócios. Criamos metas, desenvolvemos estratégias e táticas, monitoramos resultados e nos mantemos responsáveis. E então a cada ano fazemos mudanças que nos mantém no caminho certo e melhoram nosso produto/serviço. Tire um tempo para entender como o componente cultural pode fortalecer o seu negócio e esteja atento a que tipo de cultura você quer criar. Uma vez que um plano esteja estabelecido, nutra e fortaleça-o do mesmo jeito que você dedica seus negócios. Uma vez que as primeiras metas forem cumpridas, estabeleça outras!

(via Entrepreneur)

Mensagem do Editor
 
Ei, tudo bom?
 
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
 
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
 
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
 
 
 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247