Conta de água vai subir 6,02% a partir de maio

Aumento linear foi aprovado pelo Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação (AGR); pela primeira vez o cálculo do reajuste considerou os investimentos feitos pela Saneago no sistema, na casa de R$ 1 bilhão nos últimos quatro anos, a exemplo da Barragem do Ribeirão João Leite (foto)

Conta de água vai subir 6,02% a partir de maio
Conta de água vai subir 6,02% a partir de maio
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Goiás247_ O Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação (AGR) aprovou na segunda-feira, 25, o reajuste tarifário deste ano para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Foi definido o aumento de 6,02% a ser repassado aos usuários, de forma linear, a partir do próximo mês de maio. O índice de reajuste da nova tarifa já foi encaminhado para publicação no Diário Oficial do Estado.

O índice, que foi apresentado para apreciação dos conselheiros, teve por base as informações financeiras enviadas pela Saneago à AGR. Para se chegar a este número, técnicos da AGR fizeram uma análise profunda dos números enviados pela Saneago. Foram considerados índices inflacionários como o IPCA, INPC e IGPM e, de forma inédita, este ano, houve a inclusão do cálculo referente aos investimentos feitos pela empresa no sistema, na casa de R$ 1 bilhão nos últimos quatro anos.

Porém, os técnicos da AGR adiantam que não foi essa mudança a responsável pelo aumento de quase um por cento em relação ao valor aprovado no ano passado, 5,32%. Segundo eles, o que levou ao reajuste de 6,02%  foram os aumentos consideráveis de dois índices de peso neste tipo de cálculo: INPC, 1,73% e do IGPM, 1,10%, em relação a 2012.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email