Cresce em 30% fluxo de turistas estrangeiros no Ceará

(Foto: Rodrigo Rocha)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Ceará 247 - O primeiro trimestre deste ano apresentou crescimento de 30% no fluxo de turistas estrangeiros pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins e pelos terminais de passageiros marítimos do Mucuripe e Pecém, em comparação ao mesmo período de 2014. Os dados são de levantamento realizado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) englobando os meses de janeiro, fevereiro e março. 

Levando em consideração apenas o aeroporto, o crescimento foi de 24%. 88,1% deles vieram em voos regulares, contra 11,9% em voos charter. Fortaleza conta hoje com voos diretos da Argentina, Alemanha, Colômbia, Cabo Verde, Estados Unidos, Itália e Portugal, que representa 52% do total de visitantes. O restante dos estrangeiros chega por outros portões como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal.

Já nos terminais de passageiros marítimos dos portos do Mucuripe e do Pecém, o crescimento foi de 103,5%. De acordo com a Companhia Docas do Ceará, somente no período analisado, já chegaram quatro cruzeiros marítimos à capital cearense. Eram previstos seis, mas dois deles não conseguiram chegar por más condições de tempo e maré. Até o fim do ano, outros quatro grandes cruzeiros estão programados para chegar a Fortaleza.

 

Perfil do turista

Conforme as pesquisas realizadas pela Setur, o gasto per capita do turista internacional é de R$ 3.023,58, com permanência média de 7 dias. Ainda segundo a pesquisa, 71,64% utilizaram a rede hoteleira formal (hotéis, resorts, flats, pousadas e albergues) e o restante ficou hospedado na casa de parentes e amigos ou em alugueis por temporadas. A maioria dos turistas (73,8%) possui curso superior e tem de 26 a 50 anos (67,8%). Quase a metade (42,4%) visitou o Ceará pela primeira vez e grande parte (70,1%) veio a passeio.

 Outro fator determinante para o aumento do fluxo de visitantes é o grau de satisfação desses turistas. Conforme as pesquisas da Setur, 62,21% dos visitantes consideraram que o destino Ceará superou suas expectativas. Para 37,21%, as expectativas foram planamente correspondidas. 

(Com informações do Governo do Estado)

 

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247