Crises extremas: Minas sofre com seca e chuva
Depois de enfrentar uma das mais fortes secas no verão, Minas sofre também com as fortes chuvas que inundam o estado; são cerca de 3000 pessoas desabrigadas em seis municípios de diversas regiões do estado; em alguns locais a chuva provocou recesso em colégios, acidentes e até mortes
Minas 247 - Minas vêm sofrendo nos últimos meses com a escassez de água, muito se tem debatido a respeito do tema e até o racionamento foi cogitado para o estado. Mas os últimos dias trouxeram chuva para regiões secas, e o que deveria ser motivo de alegria se torna tragédia.
Alagamentos decorrentes das tempestades em solo mineiro já desabrigaram quase 3.000 pessoas no estado e danificaram 355 casas em seis municípios. “Foi muito assustador. O calor estava forte demais e veio a tempestade, elevando o leito dos rios Vassouras e Santo Antônio em até um metro de meio”, disse Maria Aparecida de Oliveira, secretária municipal de Assistência Social de Itaverava, na Zona da Mata.
No norte do estado, região que mais sofre com a seca durante todo o ano, uma tempestade forte caiu sobre cidade de Januária, deixando casas e ruas alagadas. No município, escolas sofreram com alagamentos e as aulas foram interrompidas. “Foram 45 dias sem chuva na cidade, e o nível do Rio São Francisco ficou muito baixo. O que mais surpreendeu foi que não existia previsão de chuvas tão intensas e veio um temporal de uma vez.”, explicou o coordenador da Defesa Civil do município, Abel Barcellos.
Fonte: Estado de Minas
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: