Debates marcam hoje as comemorações da redemocratização

Duas atividades promovidas por setores progressistas e democráticos estão agendadas hoje, para marcar o 30 anos da redemocratização do Brasil. Na Assembléia Legislativa, no auditório Murilo Aguiar, haverá sessão solene, a partir das 19 horas. Na Cut Ceará haverá o debate "Os Desafios da Luta Política no Brasil", a partir das 14 horas

Duas atividades promovidas por setores progressistas e democráticos estão agendadas hoje, para marcar o 30 anos da redemocratização do Brasil. Na Assembléia Legislativa, no auditório Murilo Aguiar, haverá sessão solene, a partir das 19 horas. Na Cut Ceará haverá o debate "Os Desafios da Luta Política no Brasil", a partir das 14 horas
Duas atividades promovidas por setores progressistas e democráticos estão agendadas hoje, para marcar o 30 anos da redemocratização do Brasil. Na Assembléia Legislativa, no auditório Murilo Aguiar, haverá sessão solene, a partir das 19 horas. Na Cut Ceará haverá o debate "Os Desafios da Luta Política no Brasil", a partir das 14 horas (Foto: Fatima 247)

Nesta terça-feira (31), às 19h, na Assembleia Legislativa do Ceará, será realizada Sessão Solene em homenagem aos 30 anos de redemocratização do Brasil. A Sessão é uma ação conjunta com a Câmara dos Vereadores de Fortaleza e atende ao requerimento do Deputado Estadual Elmano Freitas e do vereador Ronivaldo Maia, reunindo representações de movimentos sociais, sindicatos, entidades de classe e partidos de esquerda.

Participarão da solenidade a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Movimento dos Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Movimento dos Trabalhadores Sem-teto (MTST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento organizado dos Trabalhadores Urbanos (MOTU), Via Campesina, União Nacional dos Estudantes (UNE), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Levante Popular, Comissão da Verdade, Movimento pela Democracia Participativa, Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O objetivo é discutir as conquistas alcançadas, bem como os caminhos que devem ainda ser percorridos nos anos futuros, envolvendo partidos políticos, entidades de classe, centrais sindicais e movimentos sociais, para consolidar o debate sobre o atual momento quem que o país vive, quando a sociedade e as instituições democráticas brasileiras voltaram a usufruir da liberdade de expressão, caracterizando assim o início dos passos rumo à democracia.
O período de “redemocratização” na história do Brasil, se inicia com a abertura da política, isto é, com a recuperação das instituições democráticas e da liberdade individual, abolidas pelo chamado Regime Militar, instituido em 1964 e vigorante no país até 1984. No referido período, foi imposto um regime de exceção e de censura à sociedade e às instituições nacionais. Após esse período o Brasil viveu 30 anos de estabilidade institucional e hoje encara avanços e desafios em sua jovem democracia.

 

CUT CEARÁ

Na Cut Ceará haverá o debate "Os Desafios da Luta Política no Brasil", a partir das 14 horas, com a participação da presidente da entidade, Joana Almeida e de representantes da Consulta Popular, Ricardo Gebrim e da CTB, Luciano Simplício.

 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247