Defesa Civil de MG recebe reforço de japoneses

Comitiva formada por seis técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) procura lacunas na infraestrutura de monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico do Estado para reforçar a prevenção de desastres naturais e a comunicação com as comunidade vulnerável

Defesa Civil de MG recebe reforço de japoneses
Defesa Civil de MG recebe reforço de japoneses

Agência Minas - O Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), recebeu na manhã desta segunda-feira (06) uma comitiva formada por seis técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) com o intuito de conhecer a infraestrutura de monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico do Estado de Minas Gerais para desastres naturais e os mecanismos de comunicação com as comunidade vulnerável.

Uyu Tanaka, engenheiro de sistemas, membro da JICA, afirmou que sua função no país é entender as lacunas que possam existir para então propor soluções por meio de transferência de tecnologia e capacitação dos profissionais brasileiros. “Precisamos entender o funcionamento do país como um todo, adaptar nossas soluções à cultura local e então propor uma implantação de nossos sistemas de forma gradual", disse.

A troca de conhecimento é fruto de uma parceria entre a Cedec e a agência japonesa. Segundo o tenente coronel Fabiano Villas Bôas, Secretário Executivo da Cedec, o importante é aprimorar o sistema mineiro de prevenção, inspirando-se na expertise do Japão. “O Japão é reconhecido mundialmente não pelos desastres, mas pela forma inteligente como lida com os acidentes em qualquer momento, seja na prevenção, no socorro ou na reconstrução. É isto que buscamos aperfeiçoar com eles. Se tivéssemos uma preparação como a do Japão, dificilmente nossas catástrofes teriam vitimas fatais”, afirmou o tenente coronel.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247