Del Bosque: humildade é essencial para a Espanha na Copa

A principal preocupação do técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil é que seus atletas possam ter perdido a humildade que pavimentou seus êxitos nos últimos anos

FIFA Men's Coach of the Year 2012 Vicente del Bosque of Spain speaks during the FIFA Ballon d'Or 2012 Gala at the Kongresshaus in Zurich January 7, 2013.  REUTERS/Michael Buholzer (SWITZERLAND - Tags: SPORT SOCCER)
FIFA Men's Coach of the Year 2012 Vicente del Bosque of Spain speaks during the FIFA Ballon d'Or 2012 Gala at the Kongresshaus in Zurich January 7, 2013. REUTERS/Michael Buholzer (SWITZERLAND - Tags: SPORT SOCCER) (Foto: Gisele Federicce)

MADRI, 31 Dez (Reuters) - A principal preocupação do técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil é que seus atletas possam ter perdido a humildade que pavimentou seus êxitos nos últimos anos, segundo uma reportagem do jornal espanhol AS publicada nesta terça-feira.

Del Bosque levou a Espanha ao primeiro título mundial na Copa do Mundo na África do Sul em 2010 e, dois anos depois, a um novo título da Eurocopa, que a Espanha já havia conquistado em 2008.

Vários jogadores estiveram nessas três conquistas, entre eles o goleiro e capitão Iker Casillas, os meio-campistas Xavi, Andrés Iniesta, Xabi Alonso, Cesc Fábregas, além do zagueiro Sergio Ramos.

Del Bosque disse que é crucial que tanto eles como seus colegas não deixem que as conquistas subam à cabeça quando chegarem ao Brasil, onde em junho começa a disputa da Copa do Mundo.

"São jogadores que venceram muito, quase tudo, e os olhos não são os mesmos dos de cinco ou seis anos atrás", disse o técnico de 63 anos. "Este é o único medo que tenho", acrescentou.

"A Espanha tem uma boa seleção e não é inferior a ninguém, mas temos de ser cautelosos. Somos o rival a ser batido e há rivais poderosos, principalmente os sul-americanos, e entre eles Brasil, Colômbia, Argentina e Chile", disse.

O técnico também destacou como importantes adversários as equipes da Alemanha, Holanda e Portugal.

A Espanha começa o Mundial enfrentando a Holanda em 13 de junho em Salvador, uma repetição da final na África do Sul, quando venceu os holandeses por 1x0 na prorrogação.

Em 18 de junho jogará com o Chile no Rio de Janeiro e cinco dias depois com a Austrália, em Curitiba.

(Por Iain Rogers)

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247