Deputado denuncia situação da Bica do Ipu

O deputado Bruno Pedrosa (PSC) repercutiu hoje, na sessão da Assembleia Legislativa, a situação da Bica do Ipu. Com a seca e o uso irregular da área, a bica secou completamente 

O deputado Bruno Pedrosa (PSC) repercutiu hoje, na sessão da Assembleia Legislativa, a situação da Bica do Ipu. Com a seca e o uso irregular da área, a bica secou completamente 
O deputado Bruno Pedrosa (PSC) repercutiu hoje, na sessão da Assembleia Legislativa, a situação da Bica do Ipu. Com a seca e o uso irregular da área, a bica secou completamente  (Foto: Fatima 247)

Ceará 247 -O deputado Bruno Pedrosa (PSC) denunciou, durante a ordem do dia da sessão plenária desta quarta-feira (25/11), a situação da Bica do Ipu, que está completaente seca. A Bica do Ipu integra a Área de Proteção Ambiental, localizada no município do mesmo nome, na região da Ibiapaba. De acordo com o parlamentar, o fato prejudica o turismo da região, além da agricultura local. Segundo informações divulgadas na internet, o restaurante que funcionava no local, fechou por falta de clientes.

De acordo com a Semace, os principais problemas existentes na APA da Bica do Ipu são decorrentes da ação antrópica e ocasionados pela disposição irregular de resíduos sólidos, desvio de cursos d’água para uso na atividade agrícola, além de desmatamento e queimadas.

Bruno Pedrosa lembrou que, mesmo antes do acontecimento, havia apresentado uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA), destinando R$ 200 milhões ao Parque Nacional do Ipu, para melhoramentos. “A falta de investimentos em turismo e a omissão do Governo em relação à questão da água faz com que percamos toda a história e cultura do município.”

A APA da Bica do Ipu foi criada em 1999, abrangendo uma área de 3.484,66 hectares e localiza-se no município de Ipu, a 391 Km de Fortaleza. 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247