CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Diga não ao preconceito: respeito é bom e eu gosto

Unesco, Estados Unidos e Brasil lanam projeto para ensino do respeito na escola

Diga não ao preconceito: respeito é bom e eu gosto (Foto: Shutterstock)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O projeto “Ensinando o Respeito para Todos”, fruto de cooperação entre a Unesco, os Estados Unidos e o Brasil, foi lançado em 18 de Janeiro, na sede da Organização em Paris. Este é o primeiro passo de um processo com duração de três anos, cujo objetivo é desenvolver currículos que promovam o aprendizado da convivência na escola. Coordenado pela Unesco e financiado pelo Departamento de Estado dos EUA, o projeto reconhece o papel fundamental das escolas no combate à discriminação racial e étnica.

O objetivo da primeira fase do projeto Ensinando o Respeito para Todos é rever os currículos escolares, as legislações e as políticas de educação para a tolerância a fim de identificar as melhores práticas nesta área. Na segunda fase, o projeto irá desenvolver recursos pedagógicos e programas escolares que serão implementados inicialmente em países-piloto selecionados e depois disponibilizados a todos os demais. Também serão elaboradas ferramentas práticas sobre como integrar a luta contra a discriminação e o reforço da tolerância na educação nos livros didáticos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para este fim, será constituído um grupo com a participação de especialistas na luta contra o racismo, na educação em valores e direitos humanos. Além disso, duas plataformas on-line serão criadas: uma para profissionais da educação e outra aberta aos jovens, que poderão compartilhar experiências e fazer sugestões durante o processo.

Participaram do lançamento a Diretora-Geral da Unesco, Irina Bokova, a Secretária Adjunta para Organismos Internacionais do Departamento de Estado dos EUA, Esther Brimmer, e o Secretário Executivo da Secretaria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial do Brasil, Mário Theodoro Lisbôa. O evento reuniu também representantes de governos e especialistas de diferentes partes do mundo. Estudantes da Tallwood High School, de Virginia Beach (EUA) e do Bagunçaço, centro educacional para jovens de Salvador/Bahia (Brasil), participaram por videoconferência e puderam interagir com os demais participantes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Contato de Mídia: Agnès Bardon, Serviço de Imprensa da Unesco: +33 (1) 45 68 17 64, email: a.bardon@unesco.org

VÍDEO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Abraçar a diversidade na escola: dizer não ao estigma relacionado ao HIV e outras formas de discriminação

Quais são os desafios que um estudante HIV positivo enfrenta na escola? Que outras formas de preconceito e intolerância um estudante pode estar encontrando? Este vídeo, produzido pela Unesco, e apoiado pela UNAIDS, reúne depoimentos de jovens que sofreram assédio moral e discriminação no ambiente escolar por causa do que eles são.Trazer à luz as experiências da vida real de HIV-positivos, gays, lésbicas, estudantes com sobrepeso e grávidas adolescentes ajuda a quebrar a cortina de silêncio que muitos lançam sobre essas questões. Ele também ajuda a compreender a magnitude do problema e a necessidade de se elaborar uma resposta adequada para ele. O vídeo convida alunos e professores a abraçar a tolerância. Ele será acompanhado por um guia contendo indicações e aconselhamento pedagógico adequado, para uso sobretudo de professores, monitores e pedagogos. O conjunto em breve será usado em milhares de salas de aula nas escolas brasileiras, com o intuito de gerar debates sobre essas questões e promover o respeito pela diversidade na escola. O vídeo, editado com o apoio da Representação da Unesco em Brasília, foi lançado oficialmente pela Unesco e seus parceiros na Consulta Internacional sobre Bullying Homofóbico nas instituições de ensino realizada no Rio de Janeiro entre 6 e 8 de Dezembro de 2011.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO