Dilma lança Plano Safra Semiárido em Salvador

Lançamento estava previsto para o dia 21 de junho, mas foi cancelado a pedido do governador Jaques Wagner, devido à agenda de outros governadores de estados do Nordeste; foco do programa é a suspensão das execuções das dívidas dos produtores até o fim de 2014; cerimônia acontece no Centro de Convenções da Bahia, às 11h; presidente também fará entrega de 130 retroescavadeiras e 191 motoniveladoras para ajudar prefeituras baianas no combate à seca

Dilma lança Plano Safra Semiárido em Salvador
Dilma lança Plano Safra Semiárido em Salvador

Bahia 247 com informações da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff lança o Plano Safra do Semiárido no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, às 11h desta quinta-feira (4) na companhia do governador Jaques Wagner. Lançamento estava previsto para o dia 21 de junho, mas foi cancelado a pedido do chefe do Executivo baiano devido à agenda de outros governadores da região Nordeste.

A principal medida do Plano Safra do Semiárido será a suspensão das execuções das dívidas dos produtores da região até o fim do ano que vem. Também será concedido desconto de até 85% para a liquidação de operações de crédito contratadas até 2006 com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) ou do Tesouro Nacional.

O plano também terá medidas de estímulo à construção de silos para armazenagem de alimentos para que os pecuaristas possam alimentar seus rebanhos na época da seca. Atualmente, a escassez de milho, principal alimento dos animais, leva o governo a buscar o grão em outros estados e até a importar de países vizinhos, com um alto custo de deslocamento.

O programa é um braço do Plano Safra da Agricultura Familiar e complementa as ações que os governos federal e estadual tem implementado para garantir a segurança hídrica da região.

Dilma também fará entrega de 130 retroescavadeiras e 191 motoniveladoras para ajudar as prefeituras baianas na realização de obras como a construção de aguadas e barragens e a implantação de estradas vicinais.

Serão entregues ainda 250 ônibus escolares, de um total de 500 veículos previstos para a Bahia. No total, 287 municípios baianos serão contemplados com as máquinas e os veículos.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247