Disputa entre situação e oposição é pela 5ª vaga de deputado federal

Com a eleição para governador praticamente definida com a reeleição do governador Renan Filho (MDB), de acordo com pesquisas, a disputa entre o situação é oposição é por uma das nove vagas deputado federal por Alagoas; aposta é que a briga nas coligações pela quinta vaga será na base das “sobra” dos votos, após definição do quociente eleitoral e do preenchimento das primeiras vagas

Disputa entre situação e oposição é pela 5ª vaga de deputado federal
Disputa entre situação e oposição é pela 5ª vaga de deputado federal (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Por Edivaldo  Júnior, em gazetaweb - Não é apenas a disputa por uma vaga ao Senado que promete testar as emoções dos candidatos. Na reta final da campanha, a luta por uma das nove cadeiras de Alagoas na Câmara dos Deputados também movimenta a “bolsa de apostas” nos bastidores políticos

A essa altura, as contas dos experts na área, com base nas últimas pesquisas e na “estrutura” de alguns candidatos é de uma grande divisão de forças.

A chapa do governo, que tem entre seus candidatos Ronaldo Lessa (PDT), Carimbão (Avante), Sérgio Toledo (PR), Marx Beltrão (PSD), Isnaldo Bulhões (MDB), Álvaro Vasconcelos (Podemos), Paulão (PT) e Nivaldo Albuquerque (PTB), deve eleger quase que com certeza quatro deputados federais. A estimativa é que esse grupo tenha entre 630 mil e 700 mil votos.

A chapa de oposição, que tem entre os nomes Fernando James (PTC), Pedro Vilela (PSDB), Arthur Lira (PP), JHC (SP), Severino Pessoa (PSDB), Tereza Nelma (PSDB) e Eduardo Canuto (PSDB) também deve eleger quatro federais. Esse grupo teria, segundo as estimativas, de 550 mil a 630 mil votos.

A briga pela quinta vaga será na base das “sobra” dos votos, após definição do quociente eleitoral e do preenchimento das primeiras vagas.

Correndo por fora, como candidato isolada, uma das favoritas é Heloísa Helena, que precisará ter mais de 100 mil votos para entrar no páreo. Se ela conseguir, a oposição (embora ela não faça parte do grupo, mas faz oposição ao governo) fará o quinto deputado. Se não, o mais provável é que a quinta vaga vá para a chapa do governo.

Quem vai chegar lá? Agora faltam poucos dias, mas ainda tem candidato dando gás na reta final, o que pode mudar algumas das previsões feitas até agora e, quem sabe, provocar surpresas.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247