Doria diz que vai permitir carros de até 8 anos em transporte por aplicativos

Os motoristas que prestam serviços de transporte por aplicativo poderão usar veículos com até 8 anos de fabricação em São Paulo, segundo o prefeito da cidade, João Doria (PSDB); a mudança representa um relaxamento das regras impostas aos aplicativos de transporte desde janeiro: pela regra anterior, os veículos tinham que ter 7 anos e meio se cadastrados até julho de 2017 e 5 anos, se registrados depois dessa data

Doria é visto no PMDB e em parte do DEM como um potencial candidato à Presidência em 2018
Doria é visto no PMDB e em parte do DEM como um potencial candidato à Presidência em 2018 (Foto: Charles Nisz)

SP 247 - Os motoristas que prestam serviços de transporte por aplicativo poderão usar veículos com até 8 anos de fabricação em São Paulo, segundo o prefeito da cidade, João Doria (PSDB). A mudança representa um relaxamento das regras impostas aos aplicativos de transporte desde janeiro. Pela regra anterior, os veículos tinham que ter 7 anos e meio se cadastrados até julho de 2017 e 5 anos, se registrados depois dessa data.

Segundo o prefeito, outro ponto polêmico das novas regras, a exigência que só veículos com placa de São Paulo possam pegar passageiros é um tema que será discutido com as empresas dos aplicativos. Questionado sobre a possibilidade de ter havido exagero nas novas regras, o prefeito afirmou que as mudanças se devem ao diálogo com as prestadoras de serviço.

Estão sujeitos às novas normas todos os aplicativos que operam com taxas diferentes dos táxis, casos do Uber, Cabify, Lady Driver, Easy e 99 Táxi. Veículos fora do prazo estabelecido de fabricação não poderão tirar o Certificado de Segurança do Veículo de Aplicativo (CSVAPP), documento que passa a ser exigido após 28 de fevereiro. Uma inspeção anual é outro dos requisitos.

Os motoristas também precisam de outro documento pela nova regulamentação, o Cadastro Municipal de Condutores (Conduapp), que exige um curso específico de 16 horas, o qual pode ser feito à distância - as próprias empresas de aplicativos podem ministrar as aulas.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247