Eliton avaliza mudanças para aposentadoria de policiais civis

Vice-governador e secretário de Segurança Pública reuniu-se com integrantes de associações e de sindicatos da categoria; ele anunciou despacho favorável da SSPAP à aposentadoria com permanência da integralidade e paridade dos proventos e ao abono de permanência

Vice-governador e secretário de Segurança Pública reuniu-se com integrantes de associações e de sindicatos da categoria; ele anunciou despacho favorável da SSPAP à aposentadoria com permanência da integralidade e paridade dos proventos e ao abono de permanência
Vice-governador e secretário de Segurança Pública reuniu-se com integrantes de associações e de sindicatos da categoria; ele anunciou despacho favorável da SSPAP à aposentadoria com permanência da integralidade e paridade dos proventos e ao abono de permanência (Foto: José Barbacena)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Goiás 247 - O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, recebeu, na sexta-feira (17), representantes de sindicatos e associações ligadas à Polícia Civil. Apresentaram demandas da categoria - principalmente aquelas vinculadas à aposentadoria dos policiais civis -, obtiveram anuência e apoio do vice-governador e secretário, e ainda destacaram avanços e investimentos feitos na corporação desde que José Eliton assumiu a Pasta, em 25 de fevereiro deste ano. A reunião foi acompanhada pelo delegado licenciado e deputado federal João Campos e pelo diretor-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio.

No encontro, o vice-governador e titular da SSPAP manifestou despacho favorável da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária à aposentadoria especial – o “especial” é termo definido pela Constituição Federal por se tratar de atividade de risco - com permanência da integralidade e paridade dos proventos e também ao abono de permanência que seria pago aos profissionais que se aposentam mas que querem continuar trabalhando.

O delegado licenciado e deputado federal João Campos destacou que este posicionamento da SSPAP vai mitigar a espera de policiais civis que aguardavam a tramitação do processo de aposentadoria – há casos em que o profissional adiou a solicitação na expectativa de resolução destes entraves. João Campos ainda ressaltou o reflexo do abono de permanência junto ao efetivo, uma vez que o policial civil, ainda que aposentado, poderia continuar no cargo.

Segundo a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Sindepol), Silvana Nunes, essas eram reivindicações antigas da categoria. “O que percebemos, a partir de agora, é que temos nossos direitos reconhecidos e assegurados. A solução acordada hoje traz justiça e celeridade aos processos de aposentadoria que estavam paralisados”, concluiu.

Além do Sindepol – representado pela delegada Silvana Nunes -, também participaram do encontro o presidente da Associação dos Delegados de Polícia (Adpego), Waldson Ribeiro; o presidente da União dos Policiais Civis (Ugopoci), José Virgílio; o presidente da Associação dos Papiloscopistas Policiais (Appego), Juliana Soares; o presidente da Associação dos Peritos e Médicos Legistas (ASPECGO), Antônio Macedo; o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais e Médicos Legistas (Sindipericias), Rony Castilho; entre outros servidores da Polícia Civil que também integram sindicatos e associações.

Reconhecimento

O delegado-geral de Polícia Civil, Álvaro Cássio dos Santos, aproveitou a reunião para agradecer ao vice-governador e secretário pelos benefícios e avanços proporcionados à categoria. “Em nome da Polícia Civil, quero agradecê-lo por tudo que tem feito por esta corporação. Nossos policiais se sentirão ainda mais motivados”, disse. “Esses despachos [favoráveis e relacionados às aposentadorias dos policiais] foram de suma importância e vão nos ajudar significativamente, pois temos excelentes policiais que podem contribuir ainda mais com a instituição [falando especificamente do abono de permanência]”, finalizou.

Outros participantes da reunião adotaram tom semelhante em seus pronunciamentos. E elencaram investimentos feitos pelo Governo do Estado em pouco mais de quatro meses em que José Eliton está à frente da SSPAP. Incluindo desde a inauguração da Delegacia em Senador Canedo, passando por entrega de novos armamentos, e o anúncio de troca da frota utilizada pelas forças policiais.

A título de ilustração, somente no dia 13 de junho último, foram entregues 70 submetralhadoras SMT, 704 pistolas semiautomáticas e 484 coletes balísticos modelo feminino para agentes de delegacias localizadas no Entorno do Distrito Federal.

 

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247