Empreendedores exploram alimentação e fitness

A preocupação com a saúde e o envelhecimento da população têm provocado a busca por alimentos saudáveis e esse tipo de produto ganhou mais espaço na mesa dos brasileiros, tanto nos grandes centros como no interior. Essa tendência é revelada em pesquisas, que apontam o Brasil como líder de crescimento desse segmento na América Latina

A preocupação com a saúde e o envelhecimento da população têm provocado a busca por alimentos saudáveis e esse tipo de produto ganhou mais espaço na mesa dos brasileiros, tanto nos grandes centros como no interior. Essa tendência é revelada em pesquisas, que apontam o Brasil como líder de crescimento desse segmento na América Latina
A preocupação com a saúde e o envelhecimento da população têm provocado a busca por alimentos saudáveis e esse tipo de produto ganhou mais espaço na mesa dos brasileiros, tanto nos grandes centros como no interior. Essa tendência é revelada em pesquisas, que apontam o Brasil como líder de crescimento desse segmento na América Latina (Foto: Luis Mauro Queiroz)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Agência Sebrae - A preocupação com a saúde e o envelhecimento da população têm provocado a busca por alimentos saudáveis e esse tipo de produto ganhou mais espaço na mesa dos brasileiros, tanto nos grandes centros como no interior. Essa tendência é revelada em pesquisas, que apontam o Brasil como líder de crescimento desse segmento na América Latina, com faturamento de US$ 45 bilhões no mercado de produtos especiais e funcionais. Atentos a essa oportunidade, empresários do interior do Rio Grande do Norte apostam nesse segmento e lucram oferecendo saúde a clientes.

Nos últimos cinco anos, esse mercado apresentou aumento de vendas em 98%, enquanto o comércio de alimentos e bebidas tradicionais cresceu 67% no mesmo período, de acordo com pesquisa da consultoria Euromonitor. No estado, o número de negócios que oferecem serviços e produtos nessa linha também tem aumentado para atender à demanda dos consumidores. É o que aponta a consultora do Sebrae no Rio Grande do Norte, Marta de Oliveira Carvalho. “De janeiro de 2014 a junho de 2015, mais de 20% das empresas de alimentação que atendi estão nesse segmento de alimentação funcional. E outras já planejam ampliar seu mix de produtos inserindo alimentos com essa característica”, comenta.

Foi o relato dos pacientes sobre a dificuldade de encontrar e  produzir uma alimentação que trouxesse benefícios à saúde que levou a nutricionista Kamila Melo a montar a Revigore, em Mossoró, uma indústria de alimentos funcionais. Além de fabricar, a empresa também funciona como restaurante, onde comercializa os alimentos já preparados. “A Revigore surgiu da vontade de fornecer a alimentação correta para os meus pacientes e assim ter respostas positivas no tratamento”, justifica Kamila.

A empresa completou um ano de funcionamento em junho e comercializa no self service funcional 50 refeições por dia com diversas opções de integrais, saladas, cortes magros de carne e peixe, além de sobremesas nas versões diet, light, sem glúten e sem lactose. Para os que não abrem mão da refeição em casa, a empresa oferece a opção de pacotes semanais que incluem almoço e jantar. Além disso, comercializa todos os produtos embalados a vácuo, para que os clientes mantenham a dieta onde quer que estejam. “O Sebrae foi essencial em todo o meu crescimento empresarial, não consigo imaginar meu negocio e toda sua organização sem a assessoria que recebi”, comenta a empresária, que já anuncia planos de comercializar seus produtos em redes de supermercados e de abrir filiais do negócio.

Também foi motivado pela necessidade que o analista em gestão de negócios Talles Diego Pereira decidiu empreender e montar a Body Nutri Suplementos. “Sou consumidor de suplementos e sempre tive dificuldade em encontrar variedade de produtos nas lojas da cidade. Assim, observei que Mossoró precisava de uma loja referência no mercado para atender às necessidades dos clientes, sem que precisassem procurar o que desejavam fora daqui”, relata o empresário.

Prestes a completar dois anos, a empresa já possuí três unidades, sendo duas em  Mossoró e uma na cidade de Assú, onde são comercializadas uma média de 800 unidades de produtos por mês, entre suplementos de marcas nacionais e importadas para consumo de atletas, quem pratica atividades físicas e os que buscam uma alimentação mais saudável com dieta específica. “Foi por meio do Plano de Negócios elaborado pelo Sebrae que enxergamos a oportunidade de abrir a empresa. É uma instituição fundamental para o nosso crescimento, auxiliando no fortalecimento da loja no mercado”, reforça.

Nas lojas, também são comercializados suplementos protéicos, à base de carboidratos simples e complexos, emagrecedores naturais, para queima de gordura corporal (conhecidos como termogênicos), complexos vitamínicos, aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), energéticos, hipercalóricos (para ganho de peso), entre outros. “Recomendamos que os produtos sejam consumidos mediante recomendação nutricional e médica, por isso, oferecemos o serviço de Avaliação Nutricional, em parceria com uma nutricionista que atende semanalmente em nossa loja matriz”, destaca Talles. Entre os planos para o futuro do negócio, o empresário pretende transformar o negócio em franquia.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email