CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Ensino em Catalão parou no tempo do mimeógrafo

Secretário visita escolas da cidade e encontra falhas em banheiros e em sistemas hidráulicos e elétricos, infiltrações, fossas transbordando e até ausência de espaço coberto para o recreio das crianças; tem escola que ainda reproduz provas e tarefas em mimeógrafo (alguém se lembra o que é isso?)

Ensino em Catalão parou no tempo do mimeógrafo
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Goiás247_ Por determinação do prefeito Jardel Sebba (PSDB), o secretário da Educação, Sousa Filho, fará uma série de visitas às escolas municipais esta semana. Na segunda-feira, 4, o secretário vistoriou três unidades escolares de Catalão e uma do distrito de Pires Belo (distante 32 km da cidade). O objetivo foi ouvir diretores e professores sobre os principais problemas enfrentados neste início de ano letivo. Os problemas são sérios e demandam rápida intervenção da prefeitura.

No Centro Municipal de Educação Infantil Ruth Silva, a diretora Maria de Jesus relatou ao secretário que a maior dificuldade da unidade escolar é um espaço coberto para os alunos brincarem. “Quando está sol é difícil para as crianças por causa do calor, e quando está chovendo, como agora, elas têm que ficar somente dentro da sala de aula”, lembrou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na Escola Municipal Pedro Netto Paranhos, o sistema elétrico e hidráulico precisa ser refeito, segundo a diretora Jussara de Fátima Gonçalves. Ela mostrou ao secretário a estrutura danificada dos banheiros disponíveis aos estudantes. “Não houve manutenção, e há necessidade de reforma. Mas agora, sabemos que as coisas vão mudar”, afirmou a diretora.

Acompanhado do engenheiro Marcos Araújo, da Secretaria de Obras, Sousa Filho contou que o objetivo das visitas é verificar os problemas e dar início às primeiras ações no sentido de resolvê-los. “O prefeito Jardel Sebba pediu que fôssemos rápidos na solução dos problemas. Por isso, trouxe um representante da Secretaria de Obras, para não perder um dia sequer no início das restaurações físicas que serão necessárias”, justificou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além de levantar os problemas de estrutura física, o secretário também ouviu anseios da comunidade escolar. A vistoria também constatou problemas nas duas fossas da Creche Municipal Lázaro P. Marra, que apresentam sérios riscos às crianças.

A Escola Nilda Margon Vaz, que foi reformada e ampliada em 2011, também apresenta danos na estrutura. Paredes com infiltrações e banheiros com portas inadequadas, foram verificados. A fossa escola está transbordando porque recebe água da rede pluvial. “Já houve vezes de termos que tirar os estudantes daqui, porque a fossa transbordou, algo inaceitável para uma escola”, disse um funcionário.  Na mesma escola, os professores utilizam um mimeógrafo, um aparelho jurássico da era pré-Xerox, para fazer cópias de tarefas e provas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo Sousa, o prefeito Jardel Sebba autorizou um plano emergencial, que será elaborado com conjunto com a Secretaria de Obras. “O mais breve possível, vamos organizar este plano, para resolver os problemas mais graves. Por isso, estamos fazendo este levantamento”, justificou o secretário.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO