Entidades lançam Frente Nacional contra a Censura em BH

Entidades culturais lançaram nesta terça-feira a Frente Nacional Contra a Censura, em evento no Palácio das Artes, em Belo Horizonte; segundo os organizadores, o movimento foi criado após seguidas ameaças de censura às exposições de arte e espetáculos teatrais sob acusações de incentivo à pedofilia

Entidades culturais lançaram nesta terça-feira a Frente Nacional Contra a Censura, em evento no Palácio das Artes, em Belo Horizonte; segundo os organizadores, o movimento foi criado após seguidas ameaças de censura às exposições de arte e espetáculos teatrais sob acusações de incentivo à pedofilia
Entidades culturais lançaram nesta terça-feira a Frente Nacional Contra a Censura, em evento no Palácio das Artes, em Belo Horizonte; segundo os organizadores, o movimento foi criado após seguidas ameaças de censura às exposições de arte e espetáculos teatrais sob acusações de incentivo à pedofilia (Foto: Charles Nisz)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Entidades lançaram nesta terça-feira (21) a Frente Nacional contra a Censura. O evento aconteceu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Centenas de entidades da sociedade civil, do mundo artístico e cultural, dos movimentos pela liberdade, democracia e contra o golpe na construção de uma ampla e potente frente contra o arbítrio, a censura, o fundamentalismo de todas as formas e o fascismo.

O lançamento aconteceu por conta os protestos contra a exposição “Faça Você mesmo Sua Capela Sistina”, de Pedro Moraleida; e a tentativa de proibição da peça de teatro “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, ambas, inspiradas em ações que motivaram o encerramento da mostra “Queermuseu”, em Porto Alegre. Segundo um dos organizadores, o professor e cientista político Róbson Sávio, o movimento foi criado, exatamente, após uma ameaça de censura às exposições de arte e espetáculos teatrais sob acusações de incentivo à pedofilia. 

O secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, também esteve no local. Para Juca, o evento é importante por mostrar como estão tentando restabelecer a censura usando questões morais como uma desculpa. Para o secretário, "só há um jeito de combater a censura, que é lutar pelo direito de expressão”, afirmou.

Pelas redes sociais, diversos artistas e famosos têm demonstrado apoio ao movimento. Chico Buarque, Caetano Veloso, João Naves, Benvindo Siqueira e Débora Falabella foram alguns dos artistas que deixaram suas mensagens de apoio ao lançamento da Frente.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247