Especialistas tentam prever quando a Inteligência Artificial vai ultrapassar os humanos

Em menos de 50 anos, os robôs vão bater os humanos em quase todos os ramos de atividade. A assustadora previsão é de um estudo realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. O Future of Humanity Institute consultou cerca de 350 especialistas em Inteligência Artificial em todo o mundo para realizar essa pesquisa.

Especialistas tentam prever quando a Inteligência Artificial vai ultrapassar os humanos
Especialistas tentam prever quando a Inteligência Artificial vai ultrapassar os humanos

A pergunta a ser feita não é mais se a Inteligência Artificial vai mudar o mundo, mas quando ela fará isso. Máquinas estão realizando tarefas de modo mais rápido e mais barato do que os humanos. Pensando nisso, especialistas consultados pelo site de tecnologia norte-americano Business Insider tentam prever quando os robôs vão bater os humanos em alguns campos de atividade?

Katja Grace, pesquisadora do Future of Humanity Institute, da Universidade de Oxford (Inglaterra), resolveu perguntar aos maiores especialistas em Inteligência Artificial no mundo quando as máquinas vão ultrapassar os humanos numa ampla variedade de tarefas. Algumas das respostas são bastante surpreendentes.

Spoiler: há 50% de chance que os robôs sejam melhores que o humanos em praticamente todas as tarefas até 2060. Tradução de idiomas? As máquinas vão nos superar já em 2024. Escrever uma redação melhor que um aluno do Ensino Médio? Por volta de 2026. Dirigir caminhões? Daqui 10 anos, em 2027. Outras tarefas mais sofisticadas demandarão mais tempo para serem aprendidas pelos robôs. Uma máquina vai escrever um best-seller em 2049 e vai trabalhar como cirurgião em 2053, segundo a pesquisa, realizada com 350 especialistas em Inteligência Artificial mundo afora.

Porém, há um fator importante a ser levado em conta: as realizações atuais dos robôs. O Google previu que uma máquina ganharia de um humano no go (jogo de tabuleiro coreano) em 2027. Mas isso aconteceu em 2015, lembra disso? Ou seja, o que esperávamos que acontecesse em 12 anos aconteceu em dois. Isso pode (assustadoramente) derrubar todas essas previsões.     

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247