Exame: 42% das cidades com melhores escolas são mineiras

Trinta e oito dos noventa municípios brasileiros onde estão localizadas as melhores escolas públicas são de Minas Gerais, de acordo com levantamento publicado no Portal Exame.Com

Exame: 42% das cidades com melhores escolas são mineiras
Exame: 42% das cidades com melhores escolas são mineiras (Foto: Roberto Lemos)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Agência Minas - De acordo com levantamento publicado no Portal Exame.Com – site da revista EXAME na internet – nada menos do que 38 dos noventa municípios brasileiros onde estão localizadas as melhores escolas públicas do país são de Minas Gerais. Ou seja: 42% do total.

"Nessas escolas os alunos da rede pública aprendem o que deveriam", afirma o texto publicado no Portal com o sugestivo título As 90 cidades brasileiras que já têm a educação do futuro e cuja íntegra pode ser acessada aqui.

O levantamento – que foi feito com base com base na plataforma de dados educacionais do Movimento Todos Pela Educação - indica, segundo o Portal, que as 90 cidades listadas – 38 das quais mineiras – cumprem hoje um requisito que é esperado dos demais municípios brasileiros apenas em 2022, ano em que se comemora o bicentenário da independência do país: ter ao menos 70% dos alunos no 5º ano do ensino fundamental com o aprendizado esperado em português e matemática.

Atualmente, apenas 37% dos estudantes brasileiros, em média, apresentam aprendizado esperado em português e 33% em matemática.

Destaques de Minas

Para se ter uma ideia do avanço de algumas cidades mineiras nessa área, em Claraval (MG), 98,7% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental já aprenderam matemática e 97,30%, português. Em Itaú de Minas, 79% dos alunos já sabem bem português e 89%, matemática.

O bom desempenho das escolas públicas mineiras deve-se, em grande parte, ao chamado Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), que promove a atuação de especialistas nas escolas com o objetivo de melhorar o grau de leitura e de compreensão de textos dos alunos, bem como a proficiência em matemática.

O PIP contribuiu, dentre outros, para que a rede estadual de ensino de Minas Gerais conquistasse nos últimos anos o primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC), nos indicadores dos anos iniciais do ensino fundamental.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email