CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Fiel a Serra, Reinaldo ataca FH, que lançou Aécio

Blogueiro da Veja não gostou nada da entrevista do ex-presidente à Folha e afirma que os tucanos estão perdidos e podem não ser mais alternativa de poder; segundo sua lógica, o partido deveria se assumir conservador e não tentar ser progressista em questões sociais; Reinaldo, para quem não se lembra, foi um dos responsáveis pelo discurso do "kit-gay" nas últimas eleições; Aécio ganhou um motivo para se preocupar ou para comemorar?

Fiel a Serra, Reinaldo ataca FH, que lançou Aécio
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Heberth Xavier_Minas 247 - Era um desafio achar algum texto do jornalista e blogueiro da revista Veja, Reinaldo Azevedo, com críticas ao PSDB ou ao ex-governador José Serra. O blogueiro continua fiel a Serra, mas quanto ao PSDB…

Reinaldo Azevedo não gostou nada do que disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em sua entrevista à Folha de S. Paulo. Nela, FHC defendeu o nome do senador mineiro Aécio Neves como candidato dos tucanos à presidência, em 2014. Apontado por muita gente como uma espécie de assessor informal de Serra -- eterno pré-candidato do PSDB ao Planalto --, Azevedo fez mais um daqueles textos no qual o ódio político é uma das marcas principais. Só que, desta vez, o alvo não foram “petralhas” ou “mensaleiros”, mas o próprio PSDB.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em um certo momento do texto em seu blog, ele chega a duvidar da capacidade eleitoral dos tucanos como alternativa em 2014: “Não são poucos os que consideram, e essa questão começa a tomar corpo também para mim, que a chance de o PT ser apeado do poder está não numa candidatura tucana, mas num racha do bloco hoje governista.”

Seria um abraço de Azevedo ao nome do governador pernambucano, Eduardo Campos (PSB)? Pouco provável. Cada vez mais conservador, o blogueiro de Veja acha que o PSDB peca pelo medo de assumir um discurso antagônico ao petismo, por não querer afastar-se do rótulo de partido “progressista”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diz o jornalista: “FHC endossa a inverdade e segue adiante com esta formulação que dá pano pra manga: “Em termos de comportamento e de valores morais, o PSDB tem que se manter progressista”. É mesmo? E em que o partido poderia ser, sei lá, “conservador”? Em economia?
O ex-presidente não se dá conta de que tenta a quadratura do círculo – ele e os tucanos todos. Foi Dilma quem primeiro levou a questão do aborto para a disputa em 2010. Foi Fernando Haddad quem primeiro levou a questão do kit gay para a eleição neste 2012.”

Azevedo, é claro, nunca estranhou que, em ambas as eleições citadas, o candidato tucano era José Serra -- ou seja, temas como o abordo têm especial predileção quando Serra está na disputa. Para ele, de qualquer modo, o PSDB, ou o partido capaz de tirar o poder do Palácio do Planalto, só terá êxito se não fugir do discurso conservador: “Pergunto: onde está o partido conservador? A entrevista de FHC deixa claro, mais uma vez, que não é e que não será o PSDB. Existem conservadores no Chile, na França, na Alemanha, no Reino Unido, nos EUA, na Colômbia, na Índia… No Brasil, todo mundo, inclusive o PSDB, é, como se nota, ‘progressista’…”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O jornalista que não se cansou de publicar vídeos do pastor Silas Malafaia durante a última campanha eleitoral paulistana, acredita, a sério, que isso ainda rende votos no Brasil. Resta saber se, a exemplo de seu companheiro de partido Serra, o senador mineiro também vai acompanhar Reinaldo Azevedo nesse discurso. Ou, de outro modo: o texto do blogueiro da Veja é motivo para Aécio se preocupar ou para comemorar?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO