CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Fies diminui para o menor número de beneficiários em 11 anos

O governo Jair Bolsonaro anunciou 100 mil vagas para este ano, mas registrou 47.082 novos contatos

Fies (Foto: Agência Senado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O número de novos contratos firmados pelo Fies (Financiamento Estudantil) em 2020 foi o menor registrado desde 2009. O governo Jair Bolsonaro anunciou 100 mil vagas para este ano, mas registrou 47.082 novos contatos, de acordo com dados oficiais publicados pelo jornal Folha de S.Paulo.

No primeiro semestre, com inscrições em fevereiro, apenas 30.130 das 50 mil vagas anunciadas haviam sido preenchidas. No segundo semestre, com os efeitos da pandemia estabelecidos, somente 15.952 contratos foram assinados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por meio de nota, o Ministério da Educação afirmou que, "em virtude da pandemia do novo coronavírus, em que houve o lockdown, tivemos o fechamento das instituições de ensino superior e agentes financeiros que foram retomando muito gradativamente o atendimento".

De acordo com Sólon Caldas, da Abmes (Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior), o governo enterrou o caráter social do Fies como ferramenta para impulsionar o aumento de matrículas de nível universitário. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A pandemia agravou muito, mas o principal motivo dessa queda é que o governo deixou de financiar 100%", disse. "Não dá pra saber se a demanda foi pequena ou se os contratos não foram disponibilizados".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO