Fiocruz e Abrasco promovem jornada sobre saúde, ambiente e sustentabilidade em Fortaleza

O evento vai debater temas relacionados a saúde, sustentabilidade e ambiente.  Um dos destaques da programação é o seminário Água enquanto direito humano, que será apresentado pelo relator especial da Comissão de Água Potável e Saneamento Básico da Organização das Nações Unidas, Leo Heller

O evento vai debater temas relacionados a saúde, sustentabilidade e ambiente.  Um dos destaques da programação é o seminário Água enquanto direito humano, que será apresentado pelo relator especial da Comissão de Água Potável e Saneamento Básico da Organização das Nações Unidas, Leo Heller
O evento vai debater temas relacionados a saúde, sustentabilidade e ambiente.  Um dos destaques da programação é o seminário Água enquanto direito humano, que será apresentado pelo relator especial da Comissão de Água Potável e Saneamento Básico da Organização das Nações Unidas, Leo Heller (Foto: Renata Paiva)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Ceará 247 - Com o objetivo de dar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do Ceará, a Fiocruz promoverá, de 11 a 15 de maio, no Hotel Sonata, na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE), a Jornada Nacional de Saúde e Ambiente. O evento, organizado em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), reunirá mais de 120 pesquisadores e 70 representantes de movimentos sociais, além de representantes do poder público. A abertura oficial será na próxima quarta-feira (13/5), às 8h30, com as presenças do governador do Ceará, Camilo Santana, e do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

A Jornada Nacional de Saúde e Ambiente vai debater temas relacionados a saúde, sustentabilidade e ambiente.  Um dos destaques da programação é o seminário Água enquanto direito humano, que será apresentado pelo relator especial da Comissão de Água Potável e Saneamento Básico da Organização das Nações Unidas, Leo Heller.  Trata-se de uma discussão estratégica para o Ceará, que conta com 85% de seu território localizado na região do semiárido.

Os dois primeiros dias do evento, 11 e 12 de maio, serão voltados para encontros do GT de Saúde e Ambiente da Abrasco.  Na segunda (11/5), às 18h, será lançado o Dossiê Abrasco sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde.  A publicação, uma parceria entre a Fiocruz e a Abrasco, mostra uma relação direta entre o veneno e problemas de saúde. Atualmente, o Brasil ocupa a posição de primeiro consumidor mundial de agrotóxico. De 2007 e 2014, houve 34.147 casos de intoxicação por agrotóxicos no país. Hoje, o volume de agrotóxicos utilizados na agricultura corresponde a uma média de sete litros por habitante/ano.  A visita de uma comitiva de deputados estaduais e federais às futuras instalações da Fiocruz Ceará no Polo Industrial e Tecnológico do Ceará será outro momento de destaque da programação.

A partir de quarta (13/5) entrarão em pauta temas relacionados à articulação da saúde com a governança e o desenvolvimento nacional, regional e local no contexto dos objetivos da sustentabilidade. Na quinta (14/5), a discussão principal vai girar em torno da questão da água. O evento termina em 15/5, com um debate liderado pelo Centro Colaborador da OMS de Ambiente e Saúde Pública.

Fortaleza foi escolhida com local do evento porque a sede da unidade da Fiocruz, em construção, integrará o Polo Tecnológico de Saúde do estado. Sua missão está relacionada ao desenvolvimento de tecnologias e insumos para a saúde, ensino e realização de pesquisas científicas relacionadas à realidade ambiental  e epidemiológica da região.

Programação – Jornada Nacional de Saúde e Ambiente

De 11 a 15 de maio, no Hotel Sonata, na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE)

11 e 12 de maio - Encontro Ampliado do Grupo Temático de Saúde e Ambiente da Abrasco: avaliação do II SIBSA e Perspectivas de Articulação com Movimentos Sociais

11 de maio, 10h30 - Visita de Deputados Federais e Deputados Estaduais ao Polo Industrial e Tecnológico da Saúde do Estado do Ceará

11 de maio, 18h - Lançamento do Dossiê Abrasco sobre os impactos dos Agrotóxicos na Saúde e Cartilha Pronara

12 de maio - Reunião do Grupo de Trabalho de Agrotóxicos da Fiocruz

13 de maio, 8h30 - Abertura oficial da jornada

13 de maio, manhã - Mesa Redonda - Desenvolvimento regional, sustentabilidade, ambiente e saúde

13 de maio, tarde - Colóquio – Fiocruz Ceará: Saúde, Ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento, articulação e legado

13 de maio, tarde - Mesa Redonda - Saúde, ambiente e trabalho no território: projetos em construção e desenvolvimento no Ceará

14 de maio - Reunião da Câmara Técnica de Saúde e Ambiente da Fiocruz -  Debate: Água e a saúde como direito humano.

14 de maio - Colóquio – Cooperações Estratégicas em Saúde e Ambiente

15 de maio - Reunião do Centro Colaborador da Opas/OMS para Ambiente e Saúde Pública

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247