Fortaleza comemora 289 anos com festa

A cidade comemora o aniversário com programação no aterrinho da Praia de Iracema, que contará com Arena Infantil, apresentação de artistas locais cantando clássicos de compositores cearenses e show da cantora Vanessa da Mata. A prefeitura municipal e o governo do Estado decretaram ponto facultativo nesta segunda-feira, 13 de abril 

A cidade comemora o aniversário com programação no aterrinho da Praia de Iracema, que contará com Arena Infantil, apresentação de artistas locais cantando clássicos de compositores cearenses e show da cantora Vanessa da Mata. A prefeitura municipal e o governo do Estado decretaram ponto facultativo nesta segunda-feira, 13 de abril 
A cidade comemora o aniversário com programação no aterrinho da Praia de Iracema, que contará com Arena Infantil, apresentação de artistas locais cantando clássicos de compositores cearenses e show da cantora Vanessa da Mata. A prefeitura municipal e o governo do Estado decretaram ponto facultativo nesta segunda-feira, 13 de abril  (Foto: Renata Paiva)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Ceará 247 - Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a festa de aniversário de Fortaleza acontece nesta segunda-feira, 13, no aterrinho da Praia de Iracema. A programação terá Arena Infantil, com palhaços e brinquedos como pula-pula e piscina de bolinhas (das 16h às 20h), apresentação de artistas locais cantando clássicos de compositores cearenses na terceira edição do projeto “Para cantar Fortaleza” (19h) e show da cantora Vanessa da Mata (21h30).

Para a comemoração a cidade contará com ações de mobilidade, segurança, saúde, meio ambiente e limpeza urbana. Serviços como tarifa especial, posto de vacinação contra sarampo, ação de coleta seletiva e limpeza urbana também serão oferecidos.

A prefeitura municipal e o governo do Estado decretaram ponto facultativo durante todo o dia.  A definição não irá afetar o funcionamento dos serviços essenciais, tais como: socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, vigilância e salva vidas.

Na esfera estadual, conforme Decreto nº 31.707, publicado no Diário Oficial de 8 de abril de 2015, serão normalmente assegurados o fornecimento de água e dos serviços prestados pela Polícia Militar, Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros Militar; o atendimento médico-hospitalar e de ambulatórios médicos especializados que atendem a pacientes com consultas médicas previamente agendadas, assim como o funcionamento do Sistema de Licitações pertencente à estrutura orgânica da Procuradoria-Geral do Estado, no que se refere aos procedimentos licitatórios designados para a data. 

Os equipamentos culturais do Estado do Ceará, a Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria localizada em Canindé (Central 155) e os serviços relacionados às campanhas de sanidade animal e vegetal executadas pela ADAGRI e pela EMATERCE também funcionarão normalmente.

A Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) funcionará em regime de plantão. Somente as Lojas de Atendimento terão o seu funcionamento normal, das 8 horas às 17 horas.

O plantão funcionará nas Unidades de Negócio, responsáveis pela manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no Interior do Estado, como também nos setores de Produção de Água (que inclui as estações de tratamento e estações elevatórias), a fim de garantir o fornecimento de água e a prestação de serviços de coleta de esgoto com normalidade.

Solicitações e reclamações relativas à Cagece, em todo o Ceará, poderão ser encaminhadas a qualquer hora para a Central de Atendimento, por meio do telefone 0800.275.0195.

Na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o plantonista será o desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo. O magistrado estará disponível das 12h às 18h.

Trânsito e transporte
Um efetivo de 30 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) participará da operação montada para as apresentações artísticas no aterrinho. As ações serão iniciadas às 7h com reforço na fiscalização para proibição de estacionamento na Av. Beira-Mar e vias adjacentes. A partir das 18h, será efetuado o bloqueio da Av. Beira-Mar, no trecho compreendido entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano. A liberação da via ocorrerá somente após a dispersão do público.

A Etufor recomenda que o cidadão utilize transporte coletivo para ir aos shows, já que nesta data as passagens de ônibus e vans da cidade estarão mais baratas: R$ 1,80 (inteira) e R$ 0,90 (meia). Além da tarifa acessível, a frota de coletivos será reforçada com sete linhas especiais (20 ônibus extras), que farão a ligação direta entre os terminais e o local do evento, a partir das 18 horas. A frota complementa as 21 linhas regulares (172 veículos) que atendem ao evento.

Durante a festa, a circulação dos ônibus será acompanhada em tempo real diretamente das centrais de monitoramento instaladas nos terminais de integração. Cerca de 20 agentes operacionais irão auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, nos terminais e nos pontos de parada situados na Av. Abolição, de 18h às 2h.

A Etufor também fez parceria com o Sinditáxi para a cooperação dos taxistas no atendimento ao evento, com Sindmotofor para a cooperação dos mototaxistas e fiscalizará táxis clandestinos ou que efetuem cobrança abusiva.

Segurança
A Guarda Municipal atuará durante o evento com um efetivo composto por 88 servidores, que garantirão a segurança dos brincantes, além de dar apoio às ações da AMC, Etufor, Regional II e da Vigilância Sanitária. O efetivo de guarda-vidas também será ampliado para atender a demanda, aumentando de quatro para 15 homens.

A Polícia Militar disponibilizará um efetivo de 98 policiais para trabalharem no evento, a partir das 15h, cobrindo a área do Dragão do Mar à Rua Barão de Studart. Os bombeiros terão efetivo de 22 profissionais para garantir a segurança com medidas preventivas, relacionada à queima de fogos, prevenção de acidente de veículos, resgate de vítimas,  e apoio à Guarda Municipal no salvamento aquático.

Saúde
Para atender possíveis emergências, um Posto Médico Avançado (PMA) será montado no Aterrinho, entre a Tia Nair e a Rua dos Tabajaras, começando a funcionar uma hora antes do início do evento. Quatro pontos de vacinação oferecerão vacina contra sarampo para pessoas com faixa etária entre cinco e 29 anos. Pessoas de outras idades que nunca receberam a vacina também poderão ser vacinadas.

Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) promoverá a terceira edição do programa “Reciclando Atitudes” para Grandes Eventos. Ações de educação ambiental e coleta de materiais recicláveis serão realizadas em parceria com a Ecofor Ambiental. Haverá cinco tendas de apoio ao longo do Aterro, onde técnicos da Seuma estarão orientando e distribuindo sacos plásticos para que o público recolha seu material e entregue no final da festa nestas tendas. Ao mesmo tempo, catadores estarão coletando esses resíduos durante o evento. Todo material arrecadado será doado aos catadores.

Em 2015, a coleta seletiva será uma constante em grandes eventos na Capital cearense, a exemplo do que ocorreu na Copa do Mundo e no Limpa Brasil, em 2014, quando 87 toneladas de materiais recicláveis foram arrecadados. No Réveillon de Fortaleza 2015, o Reciclando Atitudes arrecadou 30 toneladas de resíduos.

Ordenamento e fiscalização
A Secretaria da Regional II disponibilizará 53 pessoas para trabalharem no ordenamento de 50 barracas e 100 itinerantes, fiscalizando os ambulantes que não estão cadastrados e realizando Blitze em toda orla da Avenida Beira Mar.

Limpeza urbana
A operação de limpeza contará com 77 homens, incluindo fiscais, trabalhando no Aterrinho da Praia de Iracema, Av. Beira-Mar e vias do entorno. Equipes de varrição farão a limpeza da faixa de areia, calçadão, travessas e espigão, antes e depois do evento.

Linhas especiais:
(930) Antônio Bezerra/Aterro Praia de Iracema
(931) Parangaba/Aterro Praia de Iracema
(933) Lagoa/Praia de Iracema
(935) Messejana/Praia de Iracema
(936) Cj Ceará/Aterro Praia de Iracema
(937) Papicu/Aterro Praia de Iracema
(938) Siqueira/Aterro Praia de Iracema

Linhas que passam próximo ao local do evento:
(011) Circular I
(012) Circular II
(029) Parangaba/Náutico
(033) Corujão/Circular I
(051) Grande Circular I
(052) Grande Circular II
(054) Corujão/Praia do Futuro/Caça e Pesca
(055) Corujão/Grande Circular I
(056) Corujão/Grande Circular II
(071) Antônio Bezerra/Mucuripe
(077) Parangaba/Mucuripe
(078) Siqueira/Mucuripe
(079) Antônio Bezerra/Náutico
(130) Vila do Mar/Náutico II
(711) Barra do Ceará/Cais do Porto
(752) Caça e Pesca/Centro
(903) Varjota
(905) Meireles/Centro
(906) Caça e Pesca/Serviluz/Centro
(907) Castelo Encantado/Centro
(909) Praia do Futuro/Caça e Pesca/Beira-Mar

 

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo APOIA.se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247