Fortaleza quer integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco

A Prefeitura de Fortaleza lançou ontem, a candidatura da cidade ao selo da Rede Mundial de Cidades criativas da Unesco. Até abril de 2019, a prefeitura deve encaminhar à Unesco um relatório com os avanços municipais no âmbito do design em suas múltiplas especificidades. O resultado será divulgado em outubro de 2019    

A Prefeitura de Fortaleza lançou ontem, a candidatura da cidade ao selo da Rede Mundial de Cidades criativas da Unesco. Até abril de 2019, a prefeitura deve encaminhar à Unesco um relatório com os avanços municipais no âmbito do design em suas múltiplas especificidades. O resultado será divulgado em outubro de 2019
 
 
A Prefeitura de Fortaleza lançou ontem, a candidatura da cidade ao selo da Rede Mundial de Cidades criativas da Unesco. Até abril de 2019, a prefeitura deve encaminhar à Unesco um relatório com os avanços municipais no âmbito do design em suas múltiplas especificidades. O resultado será divulgado em outubro de 2019     (Foto: Fatima 247)

Ceará 247 - A Prefeitura de Fortaleza lançou ontem (28), em solenidade no Centro Cultural Belchior, a candidatura da cidade ao selo da Rede Mundial de Cidades criativas da Unesco. Criada em 2004, a Rede Mundial, composta por 180 cidades distribuídas por 72 países, estimula ações intersetoriais no âmbito da Economia Criativa. 

Por meio da elaboração de um dossiê a ser encaminhado à Unesco, até abril de 2019, serão elencados os avanços municipais no âmbito do design em suas múltiplas especificidades, dentre elas, iniciativas arquitetônicas, urbanísticas, editoriais, gastronômicas, territoriais e voltadas aos aspectos da moda. 

A análise da Unesco, cujo resultado será divulgado em outubro de 2019, avaliará as ações desenvolvidas na Capital a partir dos últimos cinco anos, bem como a viabilidade diante do planejamento de novas iniciativas.  

“A elaboração deste dossiê, que deverá ser entregue até abril de 2019, terá como resultado a sinergia de todas as entidades que vêm, junto à Prefeitura, trabalhando o design em Fortaleza para construirmos a candidatura da Capital. Nós queremos que Fortaleza pertença a este seleto grupo e seja chancelada como Cidade Criativa do Design pelo potencial que temos diante do design urbanístico, arquitetônico e de moda, por exemplo”, esclareceu o presidente do Iplanfor, Eudoro Santana, que está à frente do projeto.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Mosiah Torgan, "esse reconhecimento trará um holofote pra nossa Cidade, para que as pessoas visualizem Fortaleza como uma capital que inova e que promove oportunidades diversas".

A iniciativa contará com a consultoria do designer e professor Eduardo Barroso. Para o especialista, as expectativas da Unesco são estimular e reforçar iniciativas para tornar a criatividade um fator determinante do desenvolvimento urbano, por meio de parcerias público-privadas que envolvam a sociedade civil. "Fortaleza apresenta um conjunto de projetos, com prazos definidos, para criar novas realidades por meio de soluções que respeitem o ser humano, o ambiente e a cultura. Todas essas especificidades estão sendo consideradas", avaliou.

 

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247