Fortaleza se prepara a virada do ano

Com uma previsão de receber mas de 600 mil turistas e ter uma ocupação recorde na rede de hotelaria e meios de hospedagem, Fortaleza se prepara para mais uma virada de ano. Governo do Estado e Prefeitura farão operações especiais, com reforço nas áreas de segurança, mobilidade e saúde; este ano, o tradicional show pirotécnico do aterro da Praia de Iracema, deverá ter 18 minutos; a expectativa é que mais de 1,3 milhão de pessoas participarão do Réveillon 2018, que terá atracões nacionais e locais se revezando no palco; a Prefeitura de Fortaleza cadastrou 600 ambulantes que irão comercializar comidas e bebidas durante o evento 

Com uma previsão de receber mas de 600 mil turistas e ter uma ocupação recorde na rede de hotelaria e meios de hospedagem, Fortaleza se prepara para mais uma virada de ano. Governo do Estado e Prefeitura farão operações especiais, com reforço nas áreas de segurança, mobilidade e saúde; este ano, o tradicional show pirotécnico do aterro da Praia de Iracema, deverá ter 18 minutos; a expectativa é que mais de 1,3 milhão de pessoas participarão do Réveillon 2018, que terá atracões nacionais e locais se revezando no palco; a Prefeitura de Fortaleza cadastrou 600 ambulantes que irão comercializar comidas e bebidas durante o evento 
Com uma previsão de receber mas de 600 mil turistas e ter uma ocupação recorde na rede de hotelaria e meios de hospedagem, Fortaleza se prepara para mais uma virada de ano. Governo do Estado e Prefeitura farão operações especiais, com reforço nas áreas de segurança, mobilidade e saúde; este ano, o tradicional show pirotécnico do aterro da Praia de Iracema, deverá ter 18 minutos; a expectativa é que mais de 1,3 milhão de pessoas participarão do Réveillon 2018, que terá atracões nacionais e locais se revezando no palco; a Prefeitura de Fortaleza cadastrou 600 ambulantes que irão comercializar comidas e bebidas durante o evento  (Foto: Fatima 247)

Ceará 247 -  Com uma previsão de receber mas de 650 mil turistas e ter uma ocupação recorde na rede de hotelaria e meios de hospedagem, Fortaleza se prepara para mais uma virada de ano. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), a ocupação deverá ficar entre 95% e 97%.

O Réveillon de Fortaleza, no aterro da Praia de Iracema, principal festa da cidade, deve receber mais de 1,3 milhão de pessoas, na avaliação do secretário de Turismo da Prefeitura, Alexandre Pereira. A Cidade está em festa, porque teremos um Réveillon muito organizado, tranquilo, com muita alegria e diversão com 12h de duração para comemorar a chegada do ano novo. Temos certeza que será um dos maiores eventos do País”, destacou o secretário.

Dentre as atrações, subirão no palco do Réveillon 2018 de Fortaleza Xand Avião, Wesley Safadão, DJ Alok e Simone e Simaria, Luan Santana e Capital Inicial. Participam ainda a banda de rock cearense Selvagens à Procura de Lei, Marcos Lessa, Chico Pessoa e Fábio Carneirinho. A programação tem início às 17h do dia 31 de dezembro, com Felipe Adjafre e Gustavo Serpa ao pôr-do-sol, e encerra-se abrindo o ciclo carnavalesco da Capital, com as apresentações do Luxo da Aldeia e do Bloco Unidos da Cachorra.

A contagem regressiva para a virada será comandada pelo humorista Tirulipa. O tradicional show pirotécnico da virada deverá ter 18 minutos.

A Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria Regional II, cadastrou 600 ambulantes que irão comercializar comidas e bebidas durante o Réveillon 2018 no aterro da Praia de Iracema. Por medida de segurança, os comerciantes não poderão comercializar bebidas em garrafas de vidro durante o evento, assim como fazer uso de botijão de gás e carvão em toda a extensão da Avenida Historiador Raimundo Girão.

Governo do Estado e Prefeitura planejam operações especiais para a passagem do ano, com reforço nas áreas de segurança, mobilidade e saúde.

Para garantir a segurança pública, Prefeitura e Governo do Estado montaram esquemas especiais. A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) irá empregar 879 policiais para atuar ao longo da orla de Fortaleza e imediações, desde a Praia Formosa até a Praia do Mucuripe. O início das operações da PM se dará com o acompanhamento da chegada de grupos que se preparam para acampar na faixa de areia à espera das atrações da festa, especialmente no Aterro da Praia de Iracema. A área contará com 20 torres de observação ao longo da praia para auxiliar na segurança do evento.

Além de policiamento a pé, os agentes também estarão em viaturas, motocicletas e montados em cavalos. Atrás do palco, será montada uma base móvel das forças de segurança para a realização de Boletins de Ocorrência (BO) e também para recebimento de objetos e documentos perdidos. Duas aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer), equipadas com farol de busca e câmeras, irão auxiliar os trabalhos policiais sobrevoando a região dos eventos.

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) atuará em conjunto com as forças de segurança do Estado. Ao todo, será empregado um efetivo de 484 guardas municipais, que estarão distribuídos para atuar no isolamento do espigão da João Cordeiro, onde ocorrerá a queima de fogos; com salvamento aquático; apoio aos fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor); e nos sete terminais de ônibus.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) da PMF vai mobilizar um efetivo de 140 agentes de trânsito e orientadores de tráfego para garantir a segurança dos pedestres, promover o controle de circulação dos veículos, reduzir os riscos de acidentes e coibir infrações no entorno. As equipes operacionais estarão distribuídas em 40 viaturas e 20 motocicletas, além de postos fixos nos principais pontos de bloqueio.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai disponibilizar 115 ônibus reservas que estarão disponíveis das 18 horas do dia 31 até as 6 horas do dia 1º de janeiro. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, a tarifa dos ônibus será reduzida para 2,60 (inteira) e R$ 1,10 (tarifa estudantil). Quem preferir utilizar o veículo particular para ir ao Aterro terá à disposição vagas gratuitas em dois shoppings da cidade, nos bairros Edson Queiroz e Papicu. Ao deixarem seus veículos nos estacionamentos, os usuários poderão entrar em ônibus expressos partindo dos shoppings para o aterro da Praia de Iracema. O serviço de transporte até a praia não será cobrado. O estacionamento estará livre a partir de 18 horas em ambos os locais.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar uma base de posto médico, que terá sala de observação; sala de procedimentos; sala de estabilização equipada com cardioversor, ventilador mecânico, aspirador, cilindro de oxigênio e material de resgate (prancha, colar cervical, colete de imobilização adulto e imobilizadores de membros inferiores e superiores). O posto contará com um coordenador operacional, três médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um auxiliar de serviços gerais.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Fortaleza) vai ter uma Unidade de Suporte Avançado com um médico, um enfermeiro e um condutor de veículo de urgência. A Unidade de Suporte Básico será composta por um condutor de veículo de urgência e um técnico de enfermagem. O Samu também terá uma Unidade Incidente de Múltiplas Vítimas com um condutor de veículo de urgência.

Além disso, seis equipamentos de saúde estarão de plantão para dar apoio ao evento. São eles: IJF, UPA Pirambu, UPA Praia do Futuro, Frotinha de Messejana, Frotinha do Antônio Bezerra e HGF.

 

 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247