Fortiori: Iris e Vanderlan separados por 12 pontos

Despencou para 12,8 pontos percentuais a diferença entre o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), e o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB), na corrida pela Prefeitura da Capital; é o que aponta a Pesquisa Fortiori/Diário da Manhã divulgada nesta quarta-feira; Iris alcançou 36,8% e Vanderlan apareceu com 24%, confirmando polarização já apontada pela pesquisa Serpes; Delegado Waldir ficou com apenas 13,8%

Despencou para 12,8 pontos percentuais a diferença entre o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), e o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB), na corrida pela Prefeitura da Capital; é o que aponta a Pesquisa Fortiori/Diário da Manhã divulgada nesta quarta-feira; Iris alcançou 36,8% e Vanderlan apareceu com 24%, confirmando polarização já apontada pela pesquisa Serpes; Delegado Waldir ficou com apenas 13,8%
Despencou para 12,8 pontos percentuais a diferença entre o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), e o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB), na corrida pela Prefeitura da Capital; é o que aponta a Pesquisa Fortiori/Diário da Manhã divulgada nesta quarta-feira; Iris alcançou 36,8% e Vanderlan apareceu com 24%, confirmando polarização já apontada pela pesquisa Serpes; Delegado Waldir ficou com apenas 13,8% (Foto: José Barbacena)

Diário da Manhã - Despencou para 12,8 pontos percentuais a diferença entre o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), e o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB), na corrida pela Prefeitura da Capital. É o que aponta a Pesquisa Fortiori/Diário da Manhã que mediu a intenção de votos nas eleições que acontecem no próximo dia 2 de outubro. Os dois candidatos que lideram a preferência do eleitorado goianiense polarizam a disputa e devem se enfrentar no segundo turno, conforme os números do instituto.

No levantamento estimulado, Iris está estático na primeira posição, com 36,8% das intenções de votos, seguido por Vanderlan, que teve súbito crescimento e chegou a 24,0%. Depois de ocupar toda a pré-campanha em segundo lugar, o candidato do PR, Delegado Waldir, aparece em terceiro lugar, com 13,8%, e a candidata do PT, delegada-deputada Adriana Accorsi, vem na quarta posição, com 6.0%.

O deputado estadual Francisco Júnior (PSD) tem 2,5% dos votos. O professor universitário Flávio Sofiati (PSOL) e o vereador Djalma Araújo (Rede) estão empatados com 0,4% das intenções de votos. Em Goiânia, 7,4% dos eleitores ainda não decidiram em quem vão votar e 8,4% declararam que vão votar branco ou nulo.

Registrada sob o número GO- 06639/2016, no dia 8 de setembro de 2016, a pesquisa Fortiori entrevistou 500 pessoas entre os dias 6 e 8 de setembro. A margem de erro é de 4,3% para mais ou para menos. O tipo de amostra é não probabilística, por cotas proporcionais às variáveis de sexo, idade, grau de instrução e local de moradia.

Fortiori confirma tendência do Serpes

As pesquisas Fortiori/DM e Serpes/O Popular realizaram entrevistas de intenção de votos nos mesmos dias. Fortiori de 6 a 8 de setembro e Serpes de 6 a 9 do mesmo mês. Ambas apontam para a realização de segundo turno e também mostram forte tendência de crescimento de Vanderlan e queda de Iris Rezende e do Delegado Waldir.

A diferença no levantamento estimulado é que na Pesquisa Fortiori/DM, Vanderlan aparece com apenas 12,8% de diferença do primeiro colocado, Iris Rezende, enquanto na Serpes/O Popular a diferença é de 16,5%. Pode estar dentro da margem de erro, mas também pode estar dentro do discurso do candidato do PSB, que diz ter melhores números em pesquisas internas, informação que foi divulgada, inclusive, pelo apoiador da campanha de Vanderlan, o governador Marconi Perillo.

No levantamento espontâneo, onde o eleitor não recebe cartelas de nomes, mas escolhe espontaneamente, Iris tem 26,8%, Vanderlan 16,6%, Delegado Waldir, 6,1%, Adriana Accorsi, 2,9% e Francisco Júnior 1,6%. Os candidatos Flávio Sofiati e Djalma Araújo não apareceram. Os indecisos somam 38,3% e 7,8% votarão branco/nulo ou em nenhum candidato. Vanderlan também tem desempenho melhor na Fortiori/DM.


Vanderlan continua o menos rejeitado

A pesquisa Fortiori/DM para as eleições em Goiânia mostra que o candidato da Rede, Djalma Araújo soma 29,4% quando o eleitor é perguntado em quem não votaria de jeito nenhum. Líder em rejeição, Djalma é seguido por Iris Rezende (23,4%), Francisco Júnior (22,4%) e Flávio Sofiati (20,9%).

Neste levantamento, o candidato Delegado Waldir aparece em sexta colocação como o mais rejeitado. Com 18,5% de rejeição, o delegado só não é menos rejeitado que Vanderlan Cardoso, que aparece com 12, 7%. Todos os sete candidatos são rejeitados por 6,6% dos eleitores. Não rejeitam nenhum dos candidatos 9,9% e não sabem ou não responderam 4,5% dos entrevistados.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247