Foton Motors vai instalar unidade na Bahia

O vice-presidente da montadora chinesa Foton, Li Xingxing, se reúne nesta terça-feira (29) às 13h com o governador Jaques Wagner (PT) para apresentar cronograma do projeto de instalação de uma unidade de fabricação de veículos automotores em Camaçari

Foton Motors vai instalar unidade na Bahia
Foton Motors vai instalar unidade na Bahia (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Bahia 247

O vice-presidente da montadora chinesa Foton, Li Xingxing, se reúne nesta terça-feira (29) às 13h com o governador Jaques Wagner (PT) para apresentar cronograma do projeto de instalação de uma unidade de fabricação de veículos automotores em Camaçari.

O entendimento com o governo baiano avançou a partir da viagem de Wagner à China, no início do mês. O petista destaca que a Bahia é o estado que mais tem concentrado investimentos chineses nos últimos anos.

"A atração de um grupo empresarial baseado no outro lado do mundo exige um trabalho muito grande de convencimento; afinal, o mundo conhece o Brasil via Rio e São Paulo. Se eu não for lá fora apresentar a Bahia, ninguém virá nos procurar".

Em setembro passado, a Foton Motors do Brasil, representante da empresa chinesa, assinou o protocolo de intenções com o governo da Bahia para a construção de uma unidade fabril em Camaçari.

O investimento inicial previsto nesta fábrica, em Camaçari, que será erguida em uma área de um milhão de metros quadrados, é de US$ 300 milhões e prevê, inicialmente, a operação em duas linhas de produção paralelas para a fabricação de dois modelos de veículos comerciais que serão lançados no mercado.

A previsão é que a produção seja iniciada no final de 2013 e que sejam produzidos anualmente 30 mil veículos comerciais até 2017. A fábrica irá gerar, nesse período, mil empregos diretos e seis mil indiretos.

Com sede em Beijing, na China, a Foton é a maior produtora de veículos comerciais e pesados do mundo, com uma produção anual superior a 700 mil veículos. Com diversas fábricas em todo mundo, a Foton emprega hoje mais de 26 mil pessoas.

Também em Camaçari já funciona a fábrica da Ford (onde é fabricado o modelo global do Ecosport) e a JAC Motors inicia operação em 2014.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247