Goiânia já registra 8,5 mil casos de dengue este ano

Número representa 65% de todos os casos da doença identificados em 2012; os bairros de maior incidência são, pela ordem, o Setor Urias Magalhães, Jardim América, Cidade Jardim, Setor Sudoeste, Setor Central, Jardim Guanabara I e Setor Finsocial; índice de infestação está em 3,7%, muito além do 1% aceitável pelo Ministério da Saúde; ação das prefeituras de Goiânia e de Aparecida recolheu 11.510 mil pneus, principais criadouros do mosquito

Goiânia já registra 8,5 mil casos de dengue este ano
Goiânia já registra 8,5 mil casos de dengue este ano (Foto: Secretaria Municipal de Saúde)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

A Redação - Em janeiro, o número de casos de dengue em Goiânia já alcança 64% do total de 2012. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o porcentual representam os 8.486 casos da doença. A incidência indica 652 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os bairros onde mais ocorreram casos são, pela ordem, Setor Urias Magalhães, Jardim América, Cidade Jardim, Setor Sudoeste, Setor Central, Jardim Guanabara I e Setor Finsocial.

Segundo a Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, um dos principais problemas que vem sendo enfrentados é o significativo aumento de criadouros do mosquito em quintais de residências, devido sobretudo ao descarte incorreto de lixo. O índice de infestação está em 3,7%, o que significa que, a cada 1.000 imóveis visitados pela SMS, 37 apresentaram criadouros com foco. O percentual preconizado pelo Ministério da Saúde é menor ou igual a 1%.

Para reduzir a epidemia, a SMS vem intensificando inúmeras ações, dentre elas o aumento dos itinerários de fumacê, o combate direto a focos do mosquito Aedes aegypti em todas as regiões de Goiânia e a ampliação dos serviços de atendimento aos pacientes com sintomas da doença.

A SMS recolheu na terça-feira (29), 11.510 mil pneus que eram criadouros do mosquito. O número é resultado de uma grande ação que objetivou fiscalizara existência de focos de dengue: ao final do dia foram identificados 1.100.

O recolhimento das carcaças de pneus aconteceu na capital e em Aparecida de Goiânia. Ao todo serão utilizadas 25 pick-ups do modelo Strada para o recolhimento e encaminhamento dos pneus. A ação foi realizada em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e a Secretaria Municipal de Aparecida de Goiânia.

O município de Goiânia vem enfrentando epidemias de dengue desde 1994, com aumento significativo a partir de 2001. O ano com maior número de casos já registrado no município foi 2010, com 44.187 notificações.

Existem vários fatores que podem influenciar no aumento do número de casos e ocorrências de epidemias, mas dois são considerados os mais importantes: mudança no tipo de vírus circulante – o que aumenta a quantidade de pessoas susceptíveis – e altos índices de infestação.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247