Goiás e Peru discutem ampliação do comércio de produtos da agropecuária

Vice-governador José Eliton defendeu a expansão das relações comerciais e disponibilizou às autoridades locais tecnologia e conhecimentos adquiridos por Goiás por meio da Emater durante encontro com dirigentes do Ministério da Agricultura e Irrigação do Peru, em Lima; peruanos demonstram disposição em estabelecer parcerias e citam a genética do rebanho bovino goiano; delegação goiana segue com as atividades no Peru e realiza audiência no Ministério da Pesca

Vice-governador José Eliton defendeu a expansão das relações comerciais e disponibilizou às autoridades locais tecnologia e conhecimentos adquiridos por Goiás por meio da Emater durante encontro com dirigentes do Ministério da Agricultura e Irrigação do Peru, em Lima; peruanos demonstram disposição em estabelecer parcerias e citam a genética do rebanho bovino goiano; delegação goiana segue com as atividades no Peru e realiza audiência no Ministério da Pesca
Vice-governador José Eliton defendeu a expansão das relações comerciais e disponibilizou às autoridades locais tecnologia e conhecimentos adquiridos por Goiás por meio da Emater durante encontro com dirigentes do Ministério da Agricultura e Irrigação do Peru, em Lima; peruanos demonstram disposição em estabelecer parcerias e citam a genética do rebanho bovino goiano; delegação goiana segue com as atividades no Peru e realiza audiência no Ministério da Pesca (Foto: Realle Palazzo-Martini)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Goiás 247 - O vice-governador e secretário de Desenvolvimento (SED), José Eliton, e integrantes da missão comercial goiana à América do Sul se reuniram na tarde de segunda-feira (28) com dirigentes do Ministério da Agricultura e Irrigação do Peru, em Lima.

José Eliton defendeu a expansão das relações comerciais e disponibilizou às autoridades locais tecnologia e conhecimentos adquiridos por Goiás por meio da Emater. O Estado tem especial interesse em expandir a comercialização de carnes naquele país. Os peruanos demonstram grande disposição em estabelecer parcerias e citam, em especial, a genética do rebanho bovino goiano. A delegação foi recepcionada pelo diretor de Negócios Pecuários, Jorge Augusto Amaya Castillo.

O diretor do Sindicato de Carnes e Derivados do Estado (Sindicarne), Leandro Stival, informou que Goiás ocupa o primeiro lugar no ranking nacional do confinamento de bovinos. Ele acredita que o momento é de superar barreiras e espera avançar na comercialização do produto no Peru. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves, defendeu a maior integração comercial entre vizinhos. Segundo ele, existem interesses recíprocos e a maior aproximação comercial fortalece os países da América do Sul.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Etanol e Açúcar (Sifaeg/Sifaçúcar), André Rocha, defendeu parcerias e convênios, citou o Programa de Inovação e Tecnologia (Inova Goiás) como um marco na economia do Estado e se dispôs à cooperação no setor de produção de energia a partir do bagaço de cana. O Peru é exportador de açúcar.

O presidente do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas (Sindifargo), Heribaldo Egídio Silva, destacou o papel indutor de negócios do polo fármaco goiano, que possui hoje 69 indústrias e informou que a produção de medicamentos também abrange a saúde animal.

Participaram ainda da reunião o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano, o vereador Denício Trindade, representante da Câmara Municipal de Goiânia, e o superintendente executivo de Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SED), William Leyser O´Dwyer. O vice-governador José Eliton destinou às autoridades peruanas livro que detalha as potencialidades econômicas de Goiás e presenteou o diretor de Negócios Pecuários, Jorge Augusto Amaya Castillo, com obra de artista goiano.

Agenda
Nesta terça-feira (29), a delegação goiana segue com as atividades em Lima, no Peru. Às 9h30, o vice-governador José Eliton e comitiva têm audiência no Ministério da Pesca, onde serão recebidos pelo vice-ministro, Juan Carlos Raquejo. Os empresários, neste mesmo horário, fazem visita técnica à sede da consultoria Ernest Young.

Às 11h30, o vice-governador e comitiva têm reunião com o embaixador do Brasil no Peru, Marcos Raposo. Às 16h, audiência no Ministério de Comércio Exterior com participações do diretor-geral de Negociações Comerciais Internacionais, Eduardo Brandes; diretor-geral de Políticas de Desenvolvimento de Comércio, Luis Messias e assessor do vice-ministro de Comércio Exterior, Daniel Espinosa.

Ainda na terça-feira, às 17h, visita técnica à Adex, Associação de Exportadores e Conselho de Importadores. Reunião com a gerente de Serviços e Indústrias Extrativas, Marinella Hernández, e a gerente de Agronegócio, Giannina Denegri.

Na quarta-feira (30) a missão comercial e governamental goiana à América do Sul inicia a agenda em Bogotá, na Colômbia.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247