Goiás Mais Competitivo mostra programas para Educação

Secretarias de Gestão e Planejamento (Seplan) e de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) apresentaram a prefeitos e secretários do interior os projetos do Goiás Mais Competitivo (GMC) para a Educação; os projetos Primeiros Passos: Educação Infantil e Goiás Aprende Mais visam a promover o acesso à educação infantil e elevar a qualidade do aprendizado dos alunos na rede pública

Secretarias de Gestão e Planejamento (Seplan) e de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) apresentaram a prefeitos e secretários do interior os projetos do Goiás Mais Competitivo (GMC) para a Educação; os projetos Primeiros Passos: Educação Infantil e Goiás Aprende Mais visam a promover o acesso à educação infantil e elevar a qualidade do aprendizado dos alunos na rede pública
Secretarias de Gestão e Planejamento (Seplan) e de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) apresentaram a prefeitos e secretários do interior os projetos do Goiás Mais Competitivo (GMC) para a Educação; os projetos Primeiros Passos: Educação Infantil e Goiás Aprende Mais visam a promover o acesso à educação infantil e elevar a qualidade do aprendizado dos alunos na rede pública (Foto: José Barbacena)

Goiás 247 - Em reunião realizada na manhã de quarta-feira (22), as secretarias de Gestão e Planejamento (Seplan) e de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) apresentaram a prefeitos e secretários do interior os projetos do Goiás Mais Competitivo (GMC) para a Educação. Os projetos Primeiros Passos: Educação Infantil e Goiás Aprende Mais visam a promover o acesso à educação infantil e elevar a qualidade do aprendizado dos alunos na rede pública.

Ao apresentar as metas dos projetos, o secretário Joaquim Mesquita ressaltou a importância da participação dos municípios para elevar a qualidade do ensino no Estado. “Estudei em escolas públicas e tenho plena convicção de que não há nada capaz de melhorar a vida de uma pessoa e que seja mais relevante do que a educação”.

No escopo do programa, a Seduce é responsável pela execução e os executivos públicos da Segplan monitoram os indicadores, inclusive em relação ao cumprimento de cronogramas. Para isso, os técnicos identificam as principais dificuldades e formulam estratégias de intervenção conjunta com os entes públicos municipais, visando mais qualidade no setor de ensino.

Autonomia

Presente na apresentação do projeto Goiás Mais Competitivo, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, lembrou que no Brasil o sistema público de educação é marcado pela desigualdade. “O papel da educação é formar as pessoas para que, de forma autônoma, elas saibam lidar com o mundo em que vivem”, defendeu. Uma das propostas da secretária é repassar o currículo utilizado pelas escolas estaduais para os municípios, que terão autonomia para incorporá-lo em suas grades.

Natan Gomes, representante da Associação Goiana de Municípios (AGM), afirmou que a entidade apoia o Governo Estadual na iniciativa. “O brasileiro não se apropriou do sentimento da cidadania, e só a educação pode oferecer isso a ele”, enfatizou.

Para o secretário Joaquim Mesquita, a soma de forças do Governo, no sentido de atingir as metas a serem cumpridas pela Seduce até 2018, permitirá o alcance de resultados e a construção de um sistema articulado e eficaz, que garanta o direito à educação aos cidadãos goianos. Segundo Mesquita, a educação ajuda a melhorar a qualidade de vida, reduzir a criminalidade e propiciar desenvolvimento pessoal e profissional.

O programa

Iniciativa do Governo Estadual, o Programa Goiás Mais Competitivo é voltado para desenvolvimento da competitividade e melhoria da qualidade de vida e da gestão pública no Estado de Goiás. A Segplan, que coordena o programa, trabalha em parceria com os demais órgãos e entidades com desafios pactuados, desde a definição de estratégias de atuação, estruturação e planejamento dos projetos, apoio na sua execução e na resolução de entraves.

Além de metas para a educação, o GMC também atua em áreas como infraestrutura, saúde, habitação, desenvolvimento econômica, entre outras. De acordo com o governador Marconi Perillo, o objetivo é tornar Goiás um dos três Estados mais competitivos do Brasil.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247