CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Goiás tem festa em clima de parcerias entre líderes

Governador Marconi Perillo reafirmou, hoje, no discurso de Transferência dos Três Poderes para a cidade de Goiás, a importância de se assumir o compromisso de parcerias republicanas para o desenvolvimento do estado e do país; na cerimônia, ele entregou a comenda Ordem do Mérito Anhanguera, aos governadores Beto Richa (Paraná) e Jackson Barreto (Sergipe), cinco ministros, dez embaixadores, parlamentares, prefeitos, artistas e representantes da sociedade civil; prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos (PT) disse que Marconi é "amigo e parceiro na busca pela unidade administrativa" e que "não mede esforços para garantir o melhor para o município e para o Estado"

Governador Marconi Perillo reafirmou, hoje, no discurso de Transferência dos Três Poderes para a cidade de Goiás, a importância de se assumir o compromisso de parcerias republicanas para o desenvolvimento do estado e do país; na cerimônia, ele entregou a comenda Ordem do Mérito Anhanguera, aos governadores Beto Richa (Paraná) e Jackson Barreto (Sergipe), cinco ministros, dez embaixadores, parlamentares, prefeitos, artistas e representantes da sociedade civil; prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos (PT) disse que Marconi é "amigo e parceiro na busca pela unidade administrativa" e que "não mede esforços para garantir o melhor para o município e para o Estado" (Foto: José Barbacena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Goiás 247 - O governador Marconi Perillo reafirmou, hoje, no discurso de Transferência dos Três Poderes para a cidade de Goiás, a importância de se assumir o compromisso de parcerias republicanas para o desenvolvimento do estado e do país. Na cerimônia, realizada na Praça do Coreto, ele entregou a comenda Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta condecoração de mérito conferida pelo Poder Executivo do Estado, aos governadores Beto Richa (Paraná) e Jackson Barreto (Sergipe), cinco ministros, dez embaixadores, parlamentares, prefeitos, artistas e representantes da sociedade civil.

A cerimônia de instalação dos Podres Executivo, Legislativo e Judiciário para a cidade de Goiás, que efetiva a transferência simbólica da capital para a Cidade de Goiás, é o ponto alto da programação oficial de dois dias. A mudança da capital de Goiânia para Goiás, antiga capital do Estado, ocorre todo dia 25 de julho, data do aniversário de fundação do município, que neste ano completa 289 anos de fundação e 15 anos como Patrimônio da Humanidade, título concedido pela Unesco.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Marconi disse que essa é a 13ª vez em quatro mandatos que ele participa dessa cerimônia que eleva a cidade de Goiás. "Temos a honra de fazer da Cidade de Goiás uma vez mais a capital de nosso Estado. Goiás é nossa Cidade Eterna. Aos pés da Serra Dourada, Goiás preserva sua história para manter vivas as tradições, a cultura, as riquezas e a natureza exuberante que nos fazem únicos no Brasil e no mundo", destacou.

Ele lembrou, durante discurso para cerca de 400 pessoas, que esta foi uma das mais expressivas solenidades de transferência simbólica da capital que presidiu. "Tenho o orgulho de receber governadores, embaixadores, ministros, deputados, prefeitos. É por meio de relações republicanas que a avançamos", destacou. Lembrou ainda o desenvolvimento econômico do Estado de Goiás nos últimos anos. "Em sintonia com suas tradições, nosso estado atravessou, nos últimos anos, fase de desenvolvimento econômico sem precedentes nas últimas décadas. Fomos o estado que mais cresceu e dividiu renda".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada pelo Decreto número 479, de 24 de junho de 1975, com a finalidade de “agraciar pessoas físicas ou corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, recomendem o reconhecimento do Estado de Goiás”. A condecoração, a mais alta honraria conferida pelo Governo de Goiás, é dividida em três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador.

Autoridades destacam o papel histórico da transferência simbólica da Capital

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


Falando em nome do poder Judiciário, o presidente do Tribunal de Justiça, Leobino Valente, ressaltou que a transferência simbólica dos Três Poderes para Goiás é hoje uma tradição, que remonta ao início da década de 60, pelo decreto assinado pelo então governador Mauro Borges. Leobino fez referências ao atual momento que o país passa e disse torcer para que o Brasil retome a trilha do desenvolvimento econômico. Enfatizou ainda que, mais do que nunca, os poderes constituídos precisam estar unidos, cada um cumprindo suas tarefas constitucionais.

O presidente da Assembleia Legislativa, Hélio de Sousa, falou em nome do Legislativo, e disse que a transferência da capital é mais que um ato formal, um reconhecimento das raízes culturais do povo goiano. “O Legislativo se sente contemplado em participar desse momento histórico e por reafirmar seu respeito em consideração pelos poderes Executivo e Judiciário”, disse Hélio. Ao ressaltar a presença de tantas autoridades reunidas numa solenidade oficial, ele encerrou o discurso observando que o sentimento que deve uni-los é e de muita paz.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em nome das autoridades homenageadas falou o ministro da Justiça, Alexandre de Morais. Ele disse que não conhecia, mas teve agora o prazer de conhecer a cidade de Goiás, Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade. Lembrou que das doze cidades brasileiras declaradas pela Unesco patrimônio da humanidade, uma das mais belas é a Cidade de Goiás.

O ministro também observou que a comenda Ordem do Mérito do Anhanguera, a mais alta condecoração do Governo de Goiás, mostra a relação histórica de Goiás com o Estado de São Paulo, onde ele exerceu até há pouco tempo o cargo de Secretário de Segurança Pública. “Hoje eu me sinto um pouco mais de Goiás”, disse, ao comemorar a homenagem e afirmar que as portas do governo federal estão abertas para Goiás.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antes de discursar, o governador Marconi Perillo convidou os colegas governadores Beto Richa (PR) e Jackson Barreto (SE) para breves palavras. Richa disse que, como governador do Paraná, tem procurado se inspirar nos programas sociais adotados pelo governador de Goiás. O governador paranaense chegou à Cidade de Goiás ontem à noite, onde pernoitou e aproveitou para conversar informalmente com moradores da cidade.

O governador Jackson Barreto, de Sergipe, agradeceu a homenagem recebida e destacou a liderança política de Marconi. “O Estado de Goiás presta uma homenagem a uma cidade que deixou a todos nós encantados”, afirmou, conclamando Marconi a continuar na vida pública. Jackson Barreto disse que Sergipe acompanha o trabalho de Marconi, “que sem dúvida alguma é uma grande estrela para o nosso País”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao saudar as autoridades presentes, a prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos (PT), ressaltou a parceria republicana que tem a administração municipal com o governo estadual. Reconheceu, mais uma vez, que o governador Marconi Perillo tem levado inúmeros benefícios para a cidade, sem qualquer discriminação de natureza político-partidária. Ressaltou também que a parceria entre o estado e o município tem garantido importantes obras para a cidade.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO