CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Governo e Prefeitura assinam acordo de cooperação para PPPs

O termo de cooperação assinado entre o governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina permite que as gestões possam atuar nas mais diferentes áreas que sejam de interesse comum; o acordo traça encaminhamentos em obras importantes para a capital, como as do VLT, do novo aeroporto e da utilização de hidrovias, relacionadas ao transporte, e também da utilização de espaços desportivos como o Verdão e o Lindolfo Monteiro; “Vivemos momentos desafiadoras para a gestão pública, para os municípios. Há necessidade de parcerias nesses momentos onde há insuficiência de recursos públicos para determinadas ações que são fundamentais”, disse o governador Wellington Dias

O termo de cooperação assinado entre o governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina permite que as gestões possam atuar nas mais diferentes áreas que sejam de interesse comum; o acordo traça encaminhamentos em obras importantes para a capital, como as do VLT, do novo aeroporto e da utilização de hidrovias, relacionadas ao transporte, e também da utilização de espaços desportivos como o Verdão e o Lindolfo Monteiro; “Vivemos momentos desafiadoras para a gestão pública, para os municípios. Há necessidade de parcerias nesses momentos onde há insuficiência de recursos públicos para determinadas ações que são fundamentais”, disse o governador Wellington Dias (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Valmir Macêdo

O termo de cooperação assinado nesta quinta-feira (09) entre o Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura de Teresina permite que as gestões possam atuar nas mais diferentes áreas que sejam de interesse comum. O acordo foi assinado no Palácio de Karnak e traça encaminhamentos em obras importantes para a capital, como as do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), do novo aeroporto e da utilização de hidrovias, relacionadas ao transporte, e também da utilização de espaços desportivos como o Verdão e o Lindolfo Monteiro. 

Segundo o governador Wellington Dias, a conjuntura econômica aponta para novas soluções em gestão. “Vivemos momentos desafiadoras para a gestão pública, para os municípios. Há necessidade de parcerias nesses momentos onde há insuficiência de recursos públicos para determinadas ações que são fundamentais”, explicou.

Dias garante que o termo de cooperação tem fortes influências sobre o transporte da capital. A Prefeitura e o Estado dividem esforços na estruturação de vias e pontes e compartilham de responsabilidades, como o transporte ferroviário e de ônibus coletivos. “Vamos trabalhar, de forma integrada, para que os sistemas possam servir um ao outro, estejam integrados um com o outro. Da mesma forma pensar o uso estratégico dos rios Parnaíba e Poty, nessa área da hidrovia, complementando o transporte urbano da capital”, pontuou o governador.

As hidrovias surgem a partir de experiências que estão sendo iniciadas em Recife, Pernambuco, que indicam que o transporte fluvial pode ser uma alternativa para o transporte urbano.

Outro ponto debatido corresponde ao aeroporto de Teresina. O objetivo dos gestores públicos locais é trabalhar conjuntamente com o Governo Federal e a iniciativa privada para a construção de um novo aeroporto na capital, com uma localização mais apropriada. “Por estar localizado em uma área baixa ele se torna um empecilho, em sua localização, para o processo de verticalização e de adensamento da cidade de Teresina. É fundamental que possamos ter melhorias no atual aeroporto, mas o objetivo é formar parcerias para que possamos ter um novo sítio aeroportuário com condições dignas e que permita que Teresina possa se verticalizar”, declarou Firmino Filho.

Para o governador Wellington Dias, as parcerias entre os poderes municipal, estadual e federal, somadas a iniciativa privada são eficazes e geram rendam. “De um lado, resolvem problemas reais da população e de outro garantem que tenhamos condições de melhorar a economia”, afirmou.

As parcerias público privadas também devem contemplar áreas do esporte, como a busca por novas apropriações de espaços como o Lindolfo Monteiro e o Verdão, pensados como grandes empreendimentos desportivos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO