Guarda Municipal poderá portar armas?

Vereadores recifenses discutem, em audincia pblica, novas responsabilidades, limites e deveres da Guarda, caso a Prefeitura do Recife feche convnio que conceda o direito de porte de arma aos agentes do rgo

Guarda Municipal poderá portar armas?
Guarda Municipal poderá portar armas? (Foto: Shutterstock)

Beatriz Braga _PE247 - Mais pressão para cima do prefeito do recife, João da Costa (PT). Só que dessa vez para assinar o acordo que daria aos agentes da Guarda Municipal recifense o direito de porte de armas de fogo. Está ocorrendo neste momento (começou às 14h) uma reunião pública no plenarinho da Câmara de Vereadores para discutir as responsabilidades que o órgão terá, caso seja aprovado o projeto idealizado pelo vereador e ex- policial federal Maré Malta. “Só falta João da Costa fazer seu trabalho e assinar logo o acordo”, provocou o parlamentar.

Segundo Malta, entre as reponsabilidades que a Guarda passará a ter depois da assinatura está a criação de uma Corregedoria Externa, Ouvidoria, além de treinamentos práticos e teóricos. O novo direito da Guarda viria do convênio entre o órgão e a Polícia Federal, como já aconteceu no município de Cabo de Santo Agostinho, em aliança assinada semana passada.

O vereador encabeçou essa briga há muito no plenário da Casa, sob o pretexto de que a medida traria mais segurança à cidade e auxílio no zelo ao patrimônio público. “Se até o cidadão comum pode ter armas, o vigilante de empresa privada também, por que não a Guarda, que tem responsabilidade política e administrativa?”, questionou Malta.

RENÚNCIA

O vereador Maré Malta é o mesmo que, em 04 de fevereiro deste ano, renunciou ao salário da sua cadeira de parlamentar. Mesmo deixando de exercer sua tarefa como Policial Federal, o vereador receberá a remuneração referente a essa cargo, que é menor do que o salário dos integrantes da Casa de José Mariano. “Renunciar implica em um esforço, em sacrifício, mas tenho que dar exemplo. Será uma economia de R$ 200 mil no ano aos cofres público”, afirmou Malta.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247