CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

HGP controla infecção e leitos de UTI são liberados

Quatro leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram reabertos nessa quinta-feira, 9, e pacientes já estão internados na unidade; leitos estavam interditados por conta da disseminação da superbactéria KPC; atualmente, a unidade está com 16 pacientes internados, que recebem os cuidados oferecidos pela equipe multidisciplinar do hospital; "Além desse procedimento que foi feito na UTI, nós também reforçamos os cuidados com o processo de higienização, do ambiente, das mãos e as precauções de contatos, tanto dos servidores, como dos visitantes", lembrou a diretora geral do hospital, Renata Duran; Estado oferece 134 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de manter outros 29 leitos de retaguarda no serviço privado

Quatro leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram reabertos nessa quinta-feira, 9, e pacientes já estão internados na unidade; leitos estavam interditados por conta da disseminação da superbactéria KPC; atualmente, a unidade está com 16 pacientes internados, que recebem os cuidados oferecidos pela equipe multidisciplinar do hospital; "Além desse procedimento que foi feito na UTI, nós também reforçamos os cuidados com o processo de higienização, do ambiente, das mãos e as precauções de contatos, tanto dos servidores, como dos visitantes", lembrou a diretora geral do hospital, Renata Duran; Estado oferece 134 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de manter outros 29 leitos de retaguarda no serviço privado (Foto: Aquiles Lins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Tocantins 247 - Quatro leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram reabertos nesta quinta-feira, 09, e pacientes já estão internados na unidade. Os leitos, que estavam isolados como medida de reforço aos procedimentos de higienização do ambiente e prevenção contra a disseminação de possíveis bactérias, foram liberados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Geral de Palmas (HGP), que reavaliou as condições do setor e do serviço.

Nos últimos dias, a UTI do HGP tem passado por procedimento chamado de limpeza terminal, que auxilia no controle de infecções. Atualmente, a unidade está com 16 pacientes internados, que recebem os cuidados oferecidos pela equipe multidisciplinar do hospital.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Além desse procedimento que foi feito na UTI, nós também reforçamos os cuidados com o processo de higienização, do ambiente, das mãos e as precauções de contatos, tanto dos servidores, como dos visitantes", lembrou a diretora geral do hospital, Renata Duran.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HGP está investigando possíveis casos de colonização por organismos multirresistentes. Todos os procedimentos seguem as recomendações do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária. A coordenadora da Comissão do hospital, Loiziana Barbosa Bacelar, reforçou que o isolamento de parte dos leitos de UTI do HGP foi parte das medidas para prevenir a disseminação geral. "Já existe um protocolo com medidas que todos conhecem e estamos reforçando", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Estado oferece 134 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de manter outros 29 leitos de retaguarda no serviço privado.

Precauções e campanha
O HGP está adotando todas as providências quanto aos protocolos assistenciais, de prevenção e controle de infecção hospitalar. Como parte de uma campanha de conscientização desenvolvida pela direção do hospital, cartazes com o lema: "O Controle da infecção está em suas mãos" foram distribuídos em todos os murais da unidade, bem como nos anexos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A campanha visa ainda garantir que todos os profissionais de assistência da unidade, principalmente os da UTI, adotem a higienização correta durante o cuidado e contato com os pacientes. Além disso, os materiais de limpeza também foram trocados e desinfetantes estão sendo utilizados para higienizar, inclusive, os corrimões de apoio espalhados pelos corredores do HGP. Um dos produtos usados, o Oxivir Five, é eficaz contra vírus, bactérias e fungos.

A diretora geral do HGP, Renata Nogueira Duran, disse que as ações fazem parte do cotidiano hospitalar. "O controle de infecção é um trabalho contínuo, todo o universo da saúde tem esse problema nas unidades, sempre estamos reforçando a conscientização das equipes no hospital como um todo, principalmente na UTI", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leia também: HGP reforça combate à infecção hospitalar

Falta de higiene de servidores aumenta infecções no HGP

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Surto de superbactéria interdita leitos no HGP

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO