Ibope: Wellington dispara e vence no 1º turno

A primeira pesquisa Ibope divulgada pela TV Clube mostra o governador e candidato à reeleição Wellington Dias (PT) com 61% das intenções de voto na corrida pelo governo do Piauí; em segundo aparece Dr. Pessoa (SD), com 17% da preferência do eleitorado; Wellington também mantém a dianteira na pesquisa espontânea, com 29%, enquanto Dr. Pessoa tem 4%

Ibope: Wellington dispara e vence no 1º turno
Ibope: Wellington dispara e vence no 1º turno

Por Paulo Pincel, em Piauí Hoje - A TV Clube (Globo) divulgou na noite desta terça-feira (21) a primeira pesquisa Ibope sobre a intenção de votos dos eleitores do Piauí para governador. O candidato do Partido dos Trabalhadores, Wellington Dias (PT), tem 47% da preferência dos eleitores ouvidos pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. Dr. Pessoa, do Solidariedade aparece em segundo, com 13%. Elmano Férrer (Podemos) aparece empatado com Luciano Nunes (PSDB), ambos com 6% das intenções.

Fábio Sérvio (PSL) e Valter Alencar (PSC) empatam, com 2%; Luciane Santos (PSTU) e Professora Sueli (PSOL) têm 1%. Os votyos brancos e nulos somam 13%. Os entrevistados que não sabem ou não responderam, 9% Os outros candidatos não foram citados pelos eleitores ouvidos pelo Ibope.

Foram ouvidos 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais, enhtre os dias 18 e 20 de agosto. A pesquisa está registrada no TRE: PI-04617/2018 e no TSE: Nº BR-00028/2018. O nível de confiança é de 95%, isto é, há probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro de 3%.

Votos válidos 
Se fossem computados apenas os votos válidos, a vantagem de Wellington Dias seria ainda maior sobre os demais candidatos, com 61% da preferência. Dr. Pessoa somariam 17%, Elmano Férrer 8% e Luciano Nunes 7%. Fábio Sérvio, P`rofessora Sueli e Valter Alencar, somaram 2% e Luciane Santos, 1%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea [em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos] Wellington Dias mantém a dianteira, com 29%. Dr. Pessoa vem bem atrás, com 4%, seguido de Luciano Nunes, com 3%. Elmano Férrer, Fábio Sérvio, Valter Alencar, Lourdes Melo (PCO), Luciane Santos, Professora Sueli, Romualdo Sena (DC) não foram citados por nenhum dos entrevistados. Os eleitores que disseram votar em "outros" somaram 3%; brancos/nulos, 13%. não sabem 48%.

Rejeição

A pesquisa também mediu a taxa de rejeição [o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum]. Neste item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Wellington Dias tem a maior rejeição, com 27%. Elmano, Lourdes Melo, Luciano Nunes, tiveram rejeição de 22%, cada um; Fábio Sérvio, 21%; Valter Alencar, 20%; Luciane Santos, 18%; Romualdo Sena, 18%; Dr. Pessoa, 17%, e Professora Sueli, 16%. Os eleitores que afirmaram que poderiam votar em todos somaram 3%. Os que não sabem em quem votar ainda são 17%.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247