CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Intervenção branca faz candidato do PT em BH

Executiva nacional do partido vota em SP que o ex-ministro Patrus Ananias será o candidato a prefeito da capital mineira; eleito candidato na convenção municipal de sábado à noite, Roberto Carvalho está inclinado a aceitar; episódio lembra o de Recife, onde o prefeito João da Costa ganhou, mas quem levou foi o senador Humberto Costa

Intervenção branca faz candidato do PT em BH (Foto: Edição/247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Minas 247 - A promessa feita pela executiva nacional petista, que garantia que não haveria intervenção no diretório do partido em Belo Horizonte, pode não ter passado de meras palavras. Os membros da executiva, reunidos em São Paulo, decidiram no fim da tarde desta terça-feira, que o candidato em Belo Horizonte será o ex-ministro Patrus Ananias.

Com isso, é grande a chance de repetição do que houve em Recife (PE), onde o prefeito João da Costa tentava a reeleição, ganhou na convenção municipal, mas acabou não levando: a cúpula petista em São Paulo acabou decidindo que o senador Humberto Costa é que será o candidato recifense.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os petistas que defendiam Patrus sabiam que teriam uma árdua tarefa pela frente. A primeira delas era convencer o próprio ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte. Patrus sabe que, como foi feita, a definição de um candidato via intervenção paulista poderá provocar fissuras internas no PT da capital mineira - ainda maiores do que as que já existem. Isso tornará ainda mais difícil a tarefa de eleger-se contra um candidato forte e que terá as máquinas da cidade e do estado a seu favor, o atual prefeito Marcio Lacerda.

A segunda missão era ainda mais complicada: o que fazer com o vice-prefeito Roberto Carvalho, escolhido pela executiva do PT de BH no último sábado como o candidato do partido em outubro? Pior: o que fazer com os militantes que apoiam Carvalho e já começavam os preparativos para a campanha?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao 247, o vice-prefeito admite que pode aceitar a nova composição para preservar a união partidária. A posição final de Carvalho - e, por extensão, a escolha definitiva de Patrus como candidato - está ainda sendo articulada pelos dirigentes petistas. O vice-prefeito já se coloca como um dos vitoriosos no processo, independentemente do fato de sair ou não como candidato do PT - neste início de noite de terça-feira, o mais provável é não saia, a favor de Patrus. Mas Carvalho insistiu na tese de candidatura própria, mesmo com o apoio minoritário da cúpula petista. O ministro Fernando Pimentel; o presidente estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes; e o próprio Patrus, todos defendiam a aliança a favor da reeleição de Lacerda. Agora, admitem, à boca pequena, que a tática era equivocada.

Nesta terça, pela manhã, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, chegou a ligar para Carvalho, parabenizou o vice-prefeito e admitiu o erro em Belo Horizonte. A irritação petista com o PSB e com Lacerda aumentou depois que o prefeito admitiu ter cedido a pedido do senador tucano Aécio Neves, hoje o principal adversário da reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Aécio e o PSDB não aceitavam uma coligação proporcional para vereador na capital; o PT ansiava por isso, já que provavelmente elegeria a maior bancada; Lacerda e o PSB ficaram com os tucanos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Resta ainda aos petistas da capital administrar eventuais estragos que a intervenção branca da cúpula nacional trará ao partido em Belo Horizonte. Militantes próximos a Roberto Carvalho chegaram a falar em “golpe paraguaio” para designar uma eventual tentativa de intervenção. Na noite de segunda-feira, eles chegaram a se reunir na Assembleia Legislativa e montaram comissões para iniciar a campanha eleitoral.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO