Iris sofre com obras inacabadas em Goiânia
Um debates mais quentes da eleição envolve a construção de obras na Capital; Iris Rezende, que se apresenta como "obreiro", tem nas suas costas obras inacabadas em Goiânia como o Parque Macambira-Anicuns, a Marginal Cascavel e a Casa de Vidro, inventada por Dona Iris; adversários também questionam a qualidade dos dois viadutos erguidos na avenida 85 durante a gestão de Iris como prefeito
Goiás247 - Um dos debates principais desta campanha gira em torno de obras e a qualidade das construções. O governador Marconi Perillo (PSDB) imprimiu um perfil mais obreiro neste terceiro governo e consolidou esta imagem com a recuperação de mais de 4 mil km de rodovias, a duplicação de rodovias nas saídas da Capital, a construção de viadutos e do hospital Hugo 2, também em Goiânia.
Iris Rezende (PMDB) tenta rebater mostrando feitos de seu governo dos anos 80, como a construção de estradas pelo Estado e de ginásios de esportes pelo interior. Na Capital, Iris tem histórico recente que pesa contra sua candidatura. Nos seis anos em que ficou na prefeitura de Goiânia, entre 2004 e 2010, o peemedebista não conseguiu finalizar obras lançadas com pompa e que até hoje aguardam finalização.
Um caso emblemático é o do Parque Macambira-Anicuns. O projeto foi lançado pelo antecessor de Iris Rezende, o prefeito Pedro Wilson (PT), mas obra nunca avançou e até não está pronta. Seria o maior parque linear do Brasil. Desapropriações chegaram a ser realizadas, mas problemas em licitações e pagamentos à empreiteira atrasaram a obra, que até hoje não saiu do papel. A Marginal Cascavel também até hoje não foi finalizada.
Iris ainda tem uma herança caseira. A famosa obra da "Casa de Vidro", que nunca saiu do papel. O projeto foi elaborado por meio de emenda da mulher de Iris, a deputada Iris Araújo, e chegou a ser lançado na gestão de Iris como prefeito de Goiânia e também durante a administração de Paulo Garcia (PT).
A Casa de Vidro seria construída num terreno no Jardim Goiás e passaria a ser um centro cultural referência em Goiânia. O lote está abandonado e o alicerce da obra virou criadouro de mosquito da dengue. Iris também se intitula o "rei do asfalto", mas na Capital ainda há um déficit de pelo menos 20 bairros sem asfalto em Goiânia.
Os adversários também atacam a qualidade das obras de Iris, principalmente os dois viadutos erguidos na avenida 85 durante a gestão de Iris como prefeito. Desde que foram inaugurados, as estruturas já apresentaram diversos problemas como placas se soltando, infiltrações e pista alagada quando chove em Goiânia.
Esta semana, em entrevista na CBN Goiânia, Iris rebateu as críticas e disse que os dois viadutos estão entre as obras de maior qualidade no País.
Abaixo, erosão no Parque Macambira Anicuns.
