CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Itaquerão tem problemas no último e decisivo teste

Palco da abertura da Copa e estádio que desperta maior preocupação junto à Fifa, a Arena Corinthians recebeu, neste domingo, cerca de 40 mil pessoas; foram utilizadas parte das arquibancadas provisórias, mas a ala norte, ainda em construção, não foi liberada; apesar de problemas de sinalização, do bloqueio imposto aos moradores dos arredores e do trânsito caótico para chegar ao estádio, arena está praticamente pronta para o pontapé inaugural da Copa, entre Brasil e Croácia; Corinthians saiu na frente, com gol de Jadson, mas Botafogo chegou ao empate; com o Brasileirão interrompido, agora, só resta correr para finalizar o trabalho e torcer para que não ocorram anormalidades até o pontapé inicial

Palco da abertura da Copa e estádio que desperta maior preocupação junto à Fifa, a Arena Corinthians recebeu, neste domingo, cerca de 40 mil pessoas; foram utilizadas parte das arquibancadas provisórias, mas a ala norte, ainda em construção, não foi liberada; apesar de problemas de sinalização, do bloqueio imposto aos moradores dos arredores e do trânsito caótico para chegar ao estádio, arena está praticamente pronta para o pontapé inaugural da Copa, entre Brasil e Croácia; Corinthians saiu na frente, com gol de Jadson, mas Botafogo chegou ao empate; com o Brasileirão interrompido, agora, só resta correr para finalizar o trabalho e torcer para que não ocorram anormalidades até o pontapé inicial (Foto: Leonardo Attuch)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 na Copa - As condições ainda não são as ideais para uma estreia de Copa do Mundo, mas agora não há mais tempo para novos testes. O segundo e último teste antes do jogo entre Brasil e Croácia, em 12 de junho, foi realizado neste domingo, na partida entre Corinthians e Botafogo. A Arena Corinthians, ou Itaquerão, recebeu cerca de 40 mil pagantes e, pela primeira vez, utilizou parte das arquibancadas provisórias, que ainda estão sendo finalizadas – a parte Norte, em construção, não foi liberada.

Para alegria dos torcedores corintianos, a equipe abriu o placar, graças a um belo gol de Jadson – na estreia oficial, o Timão havia sido derrotado pelo Figueirense, lanterna do Brasileirão. No entanto, o Botafogo chegou ao empate no fim do segundo tempo, estragando a festa do Timão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Embora o uso parcial das arquibancadas provisórias tenha sido um aspecto positivo, os torcedores que foram de carro enfrentaram um trânsito caótico para chegar ao estádio e houve problemas de sinalização. Graças ao bloqueio imposto pelas autoridades, muitos tiveram que estacionar a três quilômetros da arena. Além disso, moradores da região também foram atingidos pelo bloqueio. Por isso mesmo, a orientação da prefeitura de São Paulo para os torcedores que vão ao Itaquerão é o transporte público. O Expresso Copa, trem direto que sai da estação da Luz até a estação Itaquera, funcionou normalmente e levou cerca 20 minutos.

Do ponto de vista da Fifa, um dos problemas foi a presença de ambulantes ao redor do estádio, o que fere as regras do torneio, onde, em tese, só podem ser vendidos produtos dos patrocinadores. No entanto, algumas das lanchonetes da arena ainda não estavam em funcionamento. Além disso, os torcedores reclamaram do tempo de triagem para entrar no estádio – cerca de 30 minutos, o que fez com que muitos só tomassem seus assentos após o início da partida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De hoje a 12 de junho, não haverá novos testes, até porque o campeonato brasileiro será interrompido até o final da Copa do Mundo. Agora, só resta correr para finalizar o trabalho e torcer para que não ocorram anormalidades até o pontapé inicial da Copa.

Abaixo, reportagem da Reuters a respeito: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Estádio de abertura da Copa tem teste incompleto em último jogo antes do Mundial 

Por Tatiana Ramil

SÃO PAULO (Reuters) - Ainda inacabada, a Arena Corinthians recebeu neste domingo o último jogo antes da abertura da Copa do Mundo, no próximo dia 12, com apenas parte das arquibancadas provisórias utilizada e obras no entorno.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na partida pelo Campeonato Brasileiro diante de 37.119 torcedores, o Corinthians empatou com o Botafogo por 1 x 1 e segue sem vencer no novo estádio.

Este foi o segundo jogo oficial do clube paulista no local e em nenhum deles houve a capacidade completa, de 68 mil pessoas, devido aos atrasos para finalizar os trabalhos na arena que receberá Brasil x Croácia em 11 dias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após a primeira partida no local, em 18 de maio, quando quase 37.000 pessoas estiveram presentes, a Fifa optou por fazer mais um teste, com o estádio já sob sua responsabilidade, para testar as arquibancadas provisórias, que não foram usadas na derrota do Corinthians para o Figueirense e representam cerca de 20 mil lugares.

No entanto, apenas um dos dois setores provisórios puderam ser utilizados e apenas 40 mil ingressos foram colocados à venda para Corinthians x Botafogo, uma decisão “das autoridades paulistas, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar”, de acordo com o Portal da Copa, site do governo federal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com isso, o estádio terá sua capacidade completa pela primeira vez somente na abertura do Mundial, sem ter feito teste em um dos setores.

No entorno da arena, construída ao custo de cerca de 1 bilhão de reais, funcionários ainda trabalham montando as chamadas estruturas temporárias, instalações que vão acomodar mídia e segurança, entre outros, para a Copa do Mundo.

Uma das diferenças do primeiro para este segundo evento-teste foi a instalação de detectores de metais nas entradas. Mais locais de alimentação e outros serviços também foram utilizados.

"Temos algumas diferenças relevantes em relação ao último evento-teste. O dobro de voluntários e 100 homens a mais na área de segurança, e vamos utilizar raios-x para revista de pessoas e mochilas, semelhantes aos dos aeroportos”, disse o gerente-geral de integração operacional do Comitê Organizador Local (COL), Tiago Paes, em comunicado.

Nos transportes, o metrô e o trem seguiram sendo os meios mais usados pelos torcedores, e autoridades paulistas implementaram um reforço na comunicação feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego, uma necessidade baseada em balanço realizado após a partida de maio.

A Arena Corinthians deveria ter sido entregue em dezembro do ano passado, prazo determinado pela Fifa, mas as obras atrasaram principalmente por causa de um acidente com um guindaste em novembro, que deixou dois operários mortos. Um outro funcionário morreu no final de março ao cair de uma altura de 8 metros enquanto trabalhava na montagem das arquibancadas temporárias.

Dos 12 estádios para o Mundial, apenas dois foram concluídos dentro do prazo, os de Belo Horizonte e Fortaleza.

 


 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO