Jaboatão lança edital para engorda de suas praias

Ao todo sero utilizados no projeto cerca de 600 mil metros cbicos de areia, o equivalente a 60 mil caminhes tipo caamba. O material ser dragado de uma jazida do fundo do mar no municpio do Cabo de Santo Agostinho

Jaboatão lança edital para engorda de suas praias
Jaboatão lança edital para engorda de suas praias (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo)

Raphael Coutinho _PE247 – Nesta sexta-feira (9), a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), lançou o edital para as obras de contenção ao avanço do mar. O projeto prevê o “engordamento” da faixa de areia nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, se caracterizando na primeira iniciativa tomada por uma prefeitura da RMR neste sentido. Ao todo serão utilizados no projeto cerca de 600 mil metros cúbicos de areia, o equivalente a 60 mil caminhões tipo caçamba. O material será dragado do fundo do mar.

Uma empresa foi contratada pela prefeitura para elaborar o projeto que melhor se adaptasse às necessidades e características da cidade. Depois de vários estudos sobre detalhamento hidrográfico e geofísico e a quantidade e a qualidade da areia a ser utilizada, chegou-se à conclusão de que a costa do Cabo de Santo Agostinho tem o material mais adequado entre as quatro áreas avaliadas. Localizada a 14 metros de profundidade, a jazida apresentou uma potência de 1,4 milhões metros cúbicos de areia.

O transporte entre a jazida e a orla de Jaboatão será feito por um navio com capacidade de dois mil metros cúbicos que vai aspirar a terra e levá-la até as proximidades da orla. Um rebocador ficará responsável em levar o material à praia, enquanto uma retroescavadeira vai espalhar a areia.

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247