Jaboatão tem o 3º pior sistema de saneamento

Ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil revela a cidade do Grande Recife como a terceira pior do País na área; itens como cobertura de fornecimento de água e coleta de esgoto foram avaliados em relatório divulgado nesta quinta (16)

Jaboatão tem o 3º pior sistema de saneamento
Jaboatão tem o 3º pior sistema de saneamento (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Raphael Coutinho _PE247 – O Instituto Trata divulgou nesta quinta-feira (16) o relatório 2012 sobre o saneamento nos 100 maiores municípios do Brasil. Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, aparece na 98ª posição, atrás apenas de Porto Velho, em Roraima, e Macapá, no Amapá. A lista foi produzida a partir de informações repassadas pelas operadoras de saneamento, que no Estado é a Compesa. Entre as variáveis está o número de moradores, cobertura no fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, investimentos, entre outras. Em 2011, Jaboatão aparecia na 9ª posição.

No quesito abastecimento de água, Jaboatão dos Guararapes aparece na 96ª posição, com 54,43% de área coberta com fornecimento. A média nacional, dos municípios pesquisados, foi de 90,94%. Ainda segundo o relatório, a média geral do Brasil é de 81,1%. Já na questão da coleta de esgoto, o município pernambucano figura na 95ª posição, com apenas 6,83% da população sendo atendida. A média de cobertura dos municípios analisados pelo Instituto Trata é de 59,11%. Já a média geral do País é de 46,2%.

O relatório indica ainda que, de acordo com o Plano Nacional de Saneamento (Plansab), os investimentos necessários para universalização do saneamento no Brasil são de R$ 267,5 bilhões, sendo 108,2 bilhões em água e 159,3 bilhões em esgoto. No ritmo atual de investimentos, a universalização da água ocorreria em 2039 e a universalização do esgoto apenas em 2060.

A reportagem entrou em contato com a Compesa, mas até o momento da publicação da matéria a companhia não havia respondido.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email