CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Jackson dará ou não posse a Roberto Bispo?

Após vir a público a insatisfação do governador Marcelo Déda com a escolha do irmão do ex-prefeito de Itabaiana, como ficará a relação do governador com o seu vice, Jackson Barreto (PMDB)?; igualmente público se tornou a condenação em segundo grau na Justiça Federal de Roberto Bispo, o quase novo diretor da Codise; que peso isto terá para o governador em exercício? Sergipe 247 ouviu alguns políticos sobre o atrito entre governador e vice; para alguns, foi um freio de arrumação; para outros, ainda é cedo para avaliar as consequências do ato; a oposição, que temia a caneta do governador em exercício, se sente aliviada

Jackson dará ou não posse a Roberto Bispo?
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Valter Lima, do Sergipe 247 – Os dois curtos comentários do governador Marcelo Déda (PT) em sua conta no Twitter na manhã desta terça-feira (16), contra o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB), provocaram inúmeras reações. Entre os integrantes da oposição, foi o alívio que eles tanto aguardavam. Na situação, surpresa e apreensão tomaram conta dos políticos. E uma dúvida restou a todos: Jackson empossará Roberto Bispo como presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise)?

A sensação de que algo poderia não andar bem na escolha de Bispo já rondava petistas que sabiam da rejeição de Déda a escolha de Jackson. Não era – e não é – da vontade do governador deixar chegar à administração um gestor com problemas na Justiça. Condenado em segunda instância pela Justiça Federal, Roberto é considerado um político “ficha-suja”, embora ainda possa recorrer da sentença. Ele é irmão do ex-prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, um neo-aliado de Déda por força do rompimento com os irmãos Amorim em fevereiro do ano passado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um petista ouvido pelo Sergipe 247 disse que Jackson tinha conhecimento da desaprovação de Déda, mas ainda assim insistiu na escolha. Esse mesmo político, muito próximo de Déda, chegou a dizer que o que se percebia neste momento era uma pressão muito grande entre aliados de Jackson, para que o governador em exercício operasse mudanças na administração. Outra liderança política que conversou com esta reportagem também fez avaliação parecida: “a pressão sobre Jackson é realmente grande”. Mas ressaltou que no PT era igualmente amplo o sentimento de insatisfação com a possibilidade de perda de espaço do partido dentro do Governo.

Aliado do agrupamento, um político do PSB ficou surpreso com toda essa movimentação, mas disse que é momento de dialogar. “Déda e Jackson devem conversar, chegar a consensos. Não se pode negar que Jackson precisa ter liberdade para fazer mudanças, afinal de contas o Governo estava parado, mas ele tem que entender que há limites”, frisou. Por enquanto, este político disse que seu partido não iria se pronunciar sobre o assunto. “Vamos aguardar as conseqüências”, ponderou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há análises diversas entre os políticos sergipanos sobre o ato de Déda. “Foi um freio de arrumação. O governador quis frear a possibilidade de outras mudanças”, disse um secretário de Estado. Para outro, a ação de Déda foi para evitar desgaste na sociedade por causa de uma nomeação de um político condenado por improbidade administrativa. “O povo foi para as ruas protestar contra isso. É preciso ter cuidado”, avaliou. No entanto, este mesmo político faz um questionamento: “e se a família Bispo se insurgir contra o Governo e deixar a base por causa do protesto de Déda?”. Seria a perda do deputado estadual Arnaldo Bispo (DEM) na bancada.

Uma coisa é perceptível: não há clima para a nomeação de Roberto. Já é do conhecimento de todos os sergipanos que ele foi condenado pela Justiça. A informação nasceu na edição de hoje do blog do jornalista Cláudio Nunes e logo alcançou a massa através do telejornal da TV Sergipe, o “SE TV 1ª edição”. A oposição assiste a tudo de camarote e respira aliviada por entender que se Jackson for enfraquecido não terá condições de atrair para o Governo três deputados estaduais da oposição. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E como ficará a aliança entre PT e PMDB, entre Jackson e Déda após este pito público? No Governo, não se fala em racha...ainda. Entendem que é possível realinhar objetivos e unificar interesses. Tem-se também em mente que uma separação só beneficiaria a oposição. Só os fatos deflagarão os caminhos que levarão a 2014. Mesmo distante e em tratamento de saúde, o governador mostrou que está atento a tudo que ocorre em Sergipe. Ele é o gestor principal do Estado e, mesmo limitado pelo tratamento contra o câncer, fez questão de deixar isso bem claro hoje. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO