CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Licitação do transporte só com união entre Governo, prefeitos e parlamentos

“Temos que estudar o tema a fundo. Há dois anos, chegou à Assembleia o Plano Diretor de Transportes e temos que, a várias mãos, chegar à legalidade, para realizar a licitação”, afirma presidente da comissão de Transportes e Obras do parlamento estadual, Garibalde Mendonça; secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado, Lúcia Falcón, propõe realização de um convênio entre o Estado e a prefeitura de Aracaju, com vistas à atualização formal da delegação do transporte intermunicipal da região metropolitana; SMTT de Aracaju e Sedurb já estão se reunindo para debater soluções

Licitação do transporte só com união entre Governo, prefeitos e parlamentos
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Valter Lima, do Sergipe 247 – O Tribunal de Justiça de Sergipe liberou, nesta semana, a tramitação da licitação do transporte público de Aracaju, mas uma declaração do ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal, gerou polêmica sobre de quem deve ser a responsabilidade pelo processo. Para ele, é “indispensável”, a criação de uma agência reguladora do transporte, para tratar de toda região metropolitana. E isto deve ser função do Estado.

A informação foi amplamente divulgada pelo sindicato das empresas de transporte (Setransp), principal interessada na protelação do processo. Mas, ao que parece, a questão poderá ser resolvida de forma harmônica, com a participação das prefeituras da região metropolitana, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e das câmaras municipais. Quem defende isto é o presidente da comissão de transportes e obras do parlamento estadual, Garibalde Mendonça. Ao Sergipe 247, ele defendeu que o tema seja colocado em pauta o mais rápido possível. “Temos que estudar o tema a fundo. Há dois anos, chegou a esta Casa o Plano Diretor de Transportes e temos que, a várias mãos, chegar à legalidade, para realizar a licitação”, disse.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Da mesma forma, a secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado, Lúcia Falcón, explicou que no ano de 2012, “diante dos urgentes e necessários esforços para realização de processos licitatórios de transporte por ônibus, seja em Aracaju, na região metropolitana ou ainda nos serviços Intermunicipais de competência Estadual, a secretaria com a SMTT deu início à rodada de audiências públicas nos bairros da capital para debater o Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju”.  Ela disse ainda que conversas entre os gestores anteriores tiveram como foco a realização de um projeto integrado de transporte público para região metropolitana de Aracaju, que compreenderia inicialmente as cidades de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro.

Em julho do ano passado, a Sedurb propôs a realização de um convênio entre o Estado e a prefeitura de Aracaju, com vistas à atualização formal da delegação do transporte intermunicipal da região metropolitana de Aracaju, possibilitando assim, a regulação do Sistema Integrado Metropolitano. E na última quinta-feira (25), os gestores da prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado retomaram as conversas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A secretária municipal de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, recebeu o secretário adjunto de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Joelson Hora, e a secretária do Conselho Estadual do Transporte, Brielly Melo, para trabalhar no “processo de melhoria que o transporte metropolitano precisa receber”, conforme declaração da representante da prefeitura.

A licitação do transporte metropolitano de Aracaju e uma nova formatação do sistema integrado do transporte público na capital foram debatidas no encontro. “Com este alinhamento ganha a Sedurb, a SMTT e, especialmente, o nosso principal foco e público: a sociedade. Precisamos tratar do transporte público com o compromisso que a população merece. A transparência é nosso maior mote e a participação do Estado nesse processo é fundamental”, afirmou Georlize Teles.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o secretário adjunto da Sedurb, o órgão levou propostas de melhoria do transporte público, associado ao trabalho intermunicipal e à SMTT. Na oportunidade ainda foi tratada a intensificação do combate ao transporte clandestino na saída da cidade, de como a parceria entre os órgãos pode contribuir para a licitação do transporte metropolitano de Aracaju, e uma nova formatação do sistema integrado do transporte público na capital.

O encontro da quinta-feira é um desdobramento de uma reunião inicial já realizada entre a secretária do Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, e o vice-prefeito José Carlos Machado. “Intenção é somar esforços em beneficio da população”, disse Joelson Hora. Segundo ele, como o transporte intermunicipal tem uma interface muito grande com Aracaju, ele apresentou algumas reivindicações: “o passe livre para os fiscais do Transporte Público Intermunicipal quando em trabalho; a questão do controle dos clandestinos na entrada e saída de Aracaju e uma proposta de reformulação do Terminal Rodoviário Luiz Garcia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como encaminhamento, ficou agendado uma reunião com outros órgãos para tratar especificamente da proposta de revitalização do Terminal Rodoviário Luiz Garcia. Já no próximo dia 3, a SMTT se reunirá com as superintendências da Grande Aracaju, com a Sedurb, para tratar da intermunicipalização do transporte. 

Com informações da PMA e da Sedurb

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foto: Eduardo Almeida

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO