CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Maceió pode “ganhar” seis novos vereadores nas eleições deste ano

A eleição deste ano não é para vereador, mas a “renovação” na Câmara Municipal de Maceió pode ser igual ou até maior do que na Assembleia Legislativa de Alagoas; dos atuais 21 vereadores, 9 são candidatos e pelo menos 6 têm grandes chances de vitória e assim, de mudar de “casa”

Maceió pode “ganhar” seis novos vereadores nas eleições deste ano (Foto: Gilberto_Farias)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Edivaldo Junior, em gazetaweb.com - Este ano não tem eleição de vereador. Apesar disso a “renovação” na Câmara Municipal de Maceió pode ser igual ou até maior do que na Assembleia Legislativa de Alagoas.

São tantos vereadores da capital disputando vagas – e com chances – nas eleições de 2018, que o Legislativo Municipal não será mais o mesmo depois de 7 de outubro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com a ajuda do professor Marcelo Bastos, especialista em eleições de Alagoas, o blog preparou um levantamento que aponta as possibilidades e probabilidades de mudanças na atual composição da Câmara Municipal de Maceió. Dos atuais 21 vereadores, pelo menos 6 tem chances de mudar de “casa” a partir de 7 de outubro – a maioria da coligação que elegeu Rui Palmeira (PSDB) em 2016.

Pelo levantamento, dos 21 vereadores pelo menos 9 são candidatos de fato nas eleições deste ano (inicialmente, o número era um pouco maior, mas as alguns vereadores desistiram da disputa nas últimas semanas).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na coligação de Rui Palmeira, que elegeu 11 vereadores, são seis candidatos. Quatro são do PSDB: Kelman Vieira, que disputa a vice na chapa de Collor, Tereza Nelma e Eduardo Canuto, candidatos a deputado federal e Dudu Ronalsa, candidato a deputado estadual. Lobão (PR) e Chico Filho (PP) disputam vaga de estadual.

Eleitos por outras coligações, os vereadores Ronaldo Luz (MDB), Sílvio Camelo (PV) e Francisco Salles (Patriotas) também estão disputando vagas para a Assembleia Legislativa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Existem chances reais, segundo avaliação de Marcelo bastos, para seis destes vereadores. Isso mudaria em mais de 30% a composição da Câmara Municipal, mesmo sem eleição de vereador – um fato inusitado.

“Nas eleições de 2018, é realmente um fato inusitado que vários vereadores de Maceió são candidatos a deputado estadual e deputado federal. Isso vai abri a possibilidades de vários suplentes virar vereador de fato e de direto, aponta Bastos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com Marcelo, a coligação que elegeu Rui Palmeira deve ter as maiores mudanças: “tem vários que são candidatos a deputado estadual e deputado federal. Lobão foi o mais votado em 2016 e tem grande possibilidade de ser eleito deputado estadual. Tereza Nelma é candidata a federal e está brigado por uma terceira ou quarta vaga na coligação da qual faz parte. Dudu Ronalsa foi o terceiro colocado nas eleições de 2016 e é um fortíssimo candidato a estadual. Chico filho também é candidato a estadual com boas chances”, aponta.

Marcelo lembra ainda que Kelman Vieira é o vice de Collor. “No caso da eleição de Collor, ele também deixaria a Câmara Municipal”, disse, acrescentando que “ainda temos a possibilidade neste grupo do Eduardo Canuto. É mais difícil, mas ele está na disputa (para federal) e tudo pode acontecer”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesse grupo, Marcelo avalia que podem ser abertas até quatro vagas. Quem assumira os mandatos, em definitivo, seriam os suplentes Simone Andrade, Cleber Costa, Beto da Farmácia e Olívia Tenório. No caso de uma quinta vaga, quem assumiria seria Wilson Junior.

Também com chances na disputa, embora concorrendo por uma “chapa mais dura”, avalia Bastos, está o vereador dr Ronaldo Luz. Neste caso, o mandato seria da suplente de vereadora Ana Hora.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há o vereador Sílvio Camelo, candidato a deputado estadual, na coligação PT/PcdoB/PV tem boas chances de chegar à Assembleia Legislativa, acredita Bastos. Neste caso, quem assumiria a vaga seria o suplente Mauro Guedes Júnior.

Quem também tem chances é o vereador Francisco Salles (PPL), que disputa uma vaga em coligação com o PSL. “Os dois candidatos mais fortes da chapa são o próprio Salles e o Sargento Ramalho. A chapa deve eleger um. Se o Salles tiver mais votos, o professor Jônatas Omena vira também vereador na cidade de Maceió”, resume.

Seja como for, Bastos prevê “muitas surpresas” a partir de janeiro de 2019 na Câmara Municipal de Maceió. Vale conferir.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO