Marconi apresenta Projeto Andorinhas para goianos que vivem na Espanha

Projeto tem como objetivo orientar o trabalhador goiano no exterior a planejar sua vida financeira, com portfólio de serviços, como emissão de documentos, cursos, empréstimos e abertura de micro e pequenas empresas; em levantamento do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 12% dos brasileiros que vivem fora do País são oriundos da Região Centro-Oeste; Goiás é o quarto Estado do País em número de brasileiros residindo em outros países; "Estamos atentos às transformações e janelas de oportunidades dentro e fora do País", disse o governador em Madri

Projeto tem como objetivo orientar o trabalhador goiano no exterior a planejar sua vida financeira, com portfólio de serviços, como emissão de documentos, cursos, empréstimos e abertura de micro e pequenas empresas; em levantamento do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 12% dos brasileiros que vivem fora do País são oriundos da Região Centro-Oeste; Goiás é o quarto Estado do País em número de brasileiros residindo em outros países; "Estamos atentos às transformações e janelas de oportunidades dentro e fora do País", disse o governador em Madri
Projeto tem como objetivo orientar o trabalhador goiano no exterior a planejar sua vida financeira, com portfólio de serviços, como emissão de documentos, cursos, empréstimos e abertura de micro e pequenas empresas; em levantamento do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 12% dos brasileiros que vivem fora do País são oriundos da Região Centro-Oeste; Goiás é o quarto Estado do País em número de brasileiros residindo em outros países; "Estamos atentos às transformações e janelas de oportunidades dentro e fora do País", disse o governador em Madri (Foto: Realle Palazzo-Martini)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Goiás 247 - O governador Marconi Perillo apresentou, em Madri, para um grupo de emigrantes goianos na Espanha, o Projeto Andorinhas, programa do Governo de Goiás de apoio a cidadãos do Estado que vivem no exterior. O projeto tem como objetivo orientar o trabalhador goiano no exterior a planejar sua vida financeira.

A reunião foi realizada na Casa Brasil, com participação de membros da Embaixada do Brasil na Espanha. Segundo levantamento do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 12% dos brasileiros que vivem fora do País são oriundos da Região Centro-Oeste e Goiás é o quarto Estado do País em número de brasileiros residindo em outros países. A estimativa é de que mais de 300 mil goianos, entre emigrantes formais e informais, viviam no exterior antes da recessão econômica deflagrada nos EUA em 2008 com a crise da hipoteca.

Com base nesse número expressivo, o governador Marconi Perillo criou em 2013 o Projeto Andorinhas, que visa oferecer aos goianos um portfólio de serviços, como emissão de documentos, cursos, empréstimos, abertura de micro e pequenas empresas, entre outros. Durante o encontro com os goianos, são repassadas informações sobre a situação do Estado e as oportunidades de investimento que eles podem encontrar no Estado.

O Sebrae, um dos parceiros, leva até eles cursos de capacitação e os caminhos para que se tornem empreendedores. O Banco do Povo e a Agência de Fomento de Goiás oferecem empréstimos com juros abaixo do mercado. Várias outras pastas do Governo também oferecem suporte. Objetivo é oferecer facilidades para que eles possam aplicar suas economias de forma correta de forma a planejar o futuro.

Além do governador, estão presentes e também falam aos goianos presentes o embaixador do Brasil na Espanha, Antônio Simões, que está na Espanha há três semanas, e Cônsul-Geral do Brasil em Madrid, Paulo Alberto da Silveira Soares. "É com muita alegria que me reúno com vocês. O Projeto Andorinhas não é um programa sofisticado. Pelo contrário; é bem simples. Mantemos o compromisso com nossos conterrâneos de garantir cidadania, seja onde for. Admiro o inconformismo, a coragem, a esperança de cada um de vocês e repito a frase de nossa inesquecível Cora Coralina: 'A verdadeira coragem é ir atrás de seus sonhos mesmo quando todos dizem que ele é impossível'", afirma o governador Marconi Perillo, em discurso aos presentes.

Marconi ressaltou que emigrar, deixar a família ou simplesmente deixar o lugar que formou a identidade do indivíduo para trás não é tarefa fácil. "É um ato de fé, de força. É uma aposta no futuro. E comovidos sobretudo pelas histórias de vida de goianos como vocês, que se sentiram compelidos a buscar seu espaço, seus sonhos em outro País, que decidimos criar essa ponte", explica.

"Vocês têm a semente e nós podemos ensinar a plantá-la no novo solo que é Goiás. Deixamos de ser um Estado essencialmente agrícola para desenvolver uma base industrial sólida. Goiás crava, há 20 meses consecutivos, superávit no saldo de sua balança comercial. Hoje, temos uma diversificação maior da economia", exemplifica o governador com alguns avanços obtidos pelo Estado em várias áreas. "Goiás se transformou em referência nacional em crescimento, geração de oportunidades e modelo de gestão bem-sucedido", completa.

"Estamos atentos às transformações e janelas de oportunidades dentro e fora do País. Mas, sobretudo, somos apaixonados por gente, pela nossa gente. E vocês são conterrâneos e importantes para nós”, finaliza Marconi.

Secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais da Governadoria do Governo de Goiás, Isanulfo Cordeiro detalha os principais programas do projeto Andorinhas. Logo mais, o encontro vai responder perguntas e dúvidas do público.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email